O presente artigo propõe mapear as produções acadêmicas sobre a reforma do Ensino Médio no contexto do estado de Pernambuco, buscando evidenciar, através de estudos, a percepção dos discentes brasileiros e analisar as últimas atualizações realizadas na reforma por meio do projeto de Lei 5.230/2023. Situado no campo de políticas públicas, o estudo proposto servirá como base para construção teórica e analítica do projeto de pesquisa de mestrado que objetiva investigar a percepção dos estudantes de uma Escola Técnica Estadual (ETE) em Pernambuco sobre a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) Integrado. Para construção das reflexões, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa ancorada no materialismo histórico dialético, visando compreender as relações sociais, históricas e econômicas que influenciam as mudanças no sistema educacional. A análise dos estudos revelou uma convergência crítica sobre a reforma entre pesquisadores e participantes, apontando, em Pernambuco, políticas curriculares verticais e descontextualizadas, promoção do individualismo e da competitividade, estratégias estatais para controlar as manifestações dos trabalhadores, submissão do currículo à lógica capitalista, além de precarização do trabalho e mercantilização da vida por meio do incentivo ao empreendedorismo. Identificaram-se lacunas na comunicação entre os órgãos responsáveis e o público-alvo da política e a ausência de participação pública nas consultas para a construção da lei. Evidenciou-se a falta de análises pós-implementação do NEM em Pernambuco, especialmente nas ETEs, e a lacuna de investigação sobre a percepção dos estudantes no estado, ressaltando a urgência de envolvê-los ativamente nas discussões e implementações das reformas curriculares.