A avaliação da aprendizagem é uma necessidade para o trabalho pedagógico. No município de Canoas/RS essa temática tem tomado diferentes proporções a partir da instituição do Sistema de Avaliação da Educação Municipal (SAEM) no ano de 2009 e da constituição da Casa de Avaliação Externa: Canoas Avalia em 2022. A criação de um sistema próprio de avaliação municipal da aprendizagem, constitui-se como um importante marco nas políticas públicas municipais com vistas à qualificação da aprendizagem, impactando positivamente as 43 escolas participantes. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de apresentar uma reflexão sobre os resultados do instrumento de avaliação, intitulado Canoas Avalia, dos anos de 2021 até 2024. Como marco teórico do estudo utilizou-se autores que enfatizam a importância das políticas públicas para a educação como Souza, Delgado e Sordi e Ludke e sobre a avaliação da aprendizagem, Libâneo, Luckesi e Hoffman. A análise dos dados se deu a partir da estatística comparativa evidenciada por Barbetta,e análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi, compondo uma abordagem mista. Os resultados evidenciam uma progressão no que tange às formas de avaliar estudantes de 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática, assim como, a indicação de habilidades que apresentam potencial e pontos de atenção. Para pesquisas futuras, sugere-se a análise da evolução de cada escola, assim como um estudo longitudinal das práticas avaliativas na rede municipal de ensino de Canoas.