PROGRAMA PROFESSOR MENTOR EM AÇÃO - SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO MÉDIO
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119500 "edicao_id" => 379 "trabalho_id" => 7622 "inscrito_id" => 18163 "titulo" => "PROGRAMA PROFESSOR MENTOR EM AÇÃO - SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O programa de maior destaque da rede pública de educação alagoana é o Programa Escola 10, instituído como política pública permanente em educação, o qual estabelece diretrizes para a garantia de direitos de aprendizagem dos estudantes da educação básica do estado. O programa Escola 10 é um aglomerado de programas dentre eles, destaca-se o Programa Professor Mentor, que visa desenvolver o pensamento crítico, através da pesquisa científica bem como combater a evasão escolar. Nessa esteira, para nortear a produção intelectual e concreta dos educandos, o programa professor, na edição de 2024, tem lançado sobre as equipes de mentores alocadas nas escolas da rede estadual alagoana, temáticas gerais que devem ser trabalhadas de maneira autônoma e protagonista por cada célula de trabalho. Assim sendo, no escopo das atividades do programa professor mentor, durante os meses de abril e maio do ano de 2024, fora instituído o tema sustentabilidade, como referencial temático das atividades realizadas no programa. O presente artigo compartilha a sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), a qual organizou as práticas realizadas por as autoras, em uma turma da segunda série do ensino médio, na Escola Estadual José Victorino da Rocha, localizada na zona rural de Palmeira dos Índios-Alagoas, por um período de 8 aulas, referentes aos componentes curriculares de cidadania digital e projeto de vida (pró-turma). A sequência didática proposta permitiu a discussão transversal sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 (ONU), concretizada nos produtos desenvolvidos pelos alunos suscitando neles uma visão interdisciplinar da temática, sobretudo uma associação com o cotidiano deles." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID18163_TB7622_27102024212035.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:38:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANE FERREIRA FERRO" "autor_nome_curto" => "ARIANE FERRO" "autor_email" => "ariane.ferreira.ferro@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:40:53" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119500 "edicao_id" => 379 "trabalho_id" => 7622 "inscrito_id" => 18163 "titulo" => "PROGRAMA PROFESSOR MENTOR EM AÇÃO - SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O programa de maior destaque da rede pública de educação alagoana é o Programa Escola 10, instituído como política pública permanente em educação, o qual estabelece diretrizes para a garantia de direitos de aprendizagem dos estudantes da educação básica do estado. O programa Escola 10 é um aglomerado de programas dentre eles, destaca-se o Programa Professor Mentor, que visa desenvolver o pensamento crítico, através da pesquisa científica bem como combater a evasão escolar. Nessa esteira, para nortear a produção intelectual e concreta dos educandos, o programa professor, na edição de 2024, tem lançado sobre as equipes de mentores alocadas nas escolas da rede estadual alagoana, temáticas gerais que devem ser trabalhadas de maneira autônoma e protagonista por cada célula de trabalho. Assim sendo, no escopo das atividades do programa professor mentor, durante os meses de abril e maio do ano de 2024, fora instituído o tema sustentabilidade, como referencial temático das atividades realizadas no programa. O presente artigo compartilha a sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), a qual organizou as práticas realizadas por as autoras, em uma turma da segunda série do ensino médio, na Escola Estadual José Victorino da Rocha, localizada na zona rural de Palmeira dos Índios-Alagoas, por um período de 8 aulas, referentes aos componentes curriculares de cidadania digital e projeto de vida (pró-turma). A sequência didática proposta permitiu a discussão transversal sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 (ONU), concretizada nos produtos desenvolvidos pelos alunos suscitando neles uma visão interdisciplinar da temática, sobretudo uma associação com o cotidiano deles." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID18163_TB7622_27102024212035.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:38:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANE FERREIRA FERRO" "autor_nome_curto" => "ARIANE FERRO" "autor_email" => "ariane.ferreira.ferro@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:40:53" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 379 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "logo" => null "capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "timbrado" => "67911995ca755_22012025131517.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-01-29 13:56:40" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 379 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "logo" => null "capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "timbrado" => "67911995ca755_22012025131517.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-01-29 13:56:40" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 248 "edicao_id" => 379 "codigo" => "978-65-5222-030-1" "capa" => "67911995cca45_22012025131517.png" "titulo" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n As políticas públicas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja temática central foi “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer análises sob diferentes perspectivas acerca das políticas públicas de educação que têm sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n No Brasil, um país de dimensões continentais e marcado por múltiplas desigualdades, as políticas públicas têm se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulneráveis. Ainda que não tenham alcançado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as políticas públicas têm transformado a realidade da população brasileira.<br />\r\n No âmbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as políticas serão implementadas, elas podem influenciar na trajetória de escolarização das pessoas e oferecer a ampliação das oportunidades de acesso, permanência e aprendizagem. Além disso, observa-se a importância da relação entre as políticas educacionais com as de outras pastas como saúde e assistência social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n É com muita alegria que apresentamos essa coletânea de textos, construídos por professores/as e pesquisadores de variadas regiões do Brasil. Nos capítulos do e-book, cada autor/a compartilha as questões, dilemas e desafios observados no âmbito das políticas públicas educacionais e os relaciona aos referenciais teórico-metodológicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas únicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as políticas públicas educacionais que se materializam nos cenários municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n Esperamos que os capítulos consigam ampliar o entendimento sobre as políticas públicas educacionais e fomentar a construção de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n LAISA FEITOSA<br />\r\n LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n CARLA DA CONCEIÇÃO DE LIMA<br />\r\n ROSÂNGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n NATHALY LIMA SALES<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67a10fea86ad4_03022025155018.pdf" "arquivo" => "28012025152007-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-02-03 15:50:18" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 248 "edicao_id" => 379 "codigo" => "978-65-5222-030-1" "capa" => "67911995cca45_22012025131517.png" "titulo" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n As políticas públicas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja temática central foi “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer análises sob diferentes perspectivas acerca das políticas públicas de educação que têm sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n No Brasil, um país de dimensões continentais e marcado por múltiplas desigualdades, as políticas públicas têm se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulneráveis. Ainda que não tenham alcançado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as políticas públicas têm transformado a realidade da população brasileira.<br />\r\n No âmbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as políticas serão implementadas, elas podem influenciar na trajetória de escolarização das pessoas e oferecer a ampliação das oportunidades de acesso, permanência e aprendizagem. Além disso, observa-se a importância da relação entre as políticas educacionais com as de outras pastas como saúde e assistência social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n É com muita alegria que apresentamos essa coletânea de textos, construídos por professores/as e pesquisadores de variadas regiões do Brasil. Nos capítulos do e-book, cada autor/a compartilha as questões, dilemas e desafios observados no âmbito das políticas públicas educacionais e os relaciona aos referenciais teórico-metodológicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas únicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as políticas públicas educacionais que se materializam nos cenários municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n Esperamos que os capítulos consigam ampliar o entendimento sobre as políticas públicas educacionais e fomentar a construção de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n LAISA FEITOSA<br />\r\n LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n CARLA DA CONCEIÇÃO DE LIMA<br />\r\n ROSÂNGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n NATHALY LIMA SALES<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67a10fea86ad4_03022025155018.pdf" "arquivo" => "28012025152007-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-02-03 15:50:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }