Artigo CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-030-1

POLITICAS PÚBLICAS INTERNACIONAIS DE EJA

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          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  As pol&iacute;ticas p&uacute;blicas s&atilde;o fundamentais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja tem&aacute;tica central foi &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer an&aacute;lises sob diferentes perspectivas acerca das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas de educa&ccedil;&atilde;o que t&ecirc;m sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n
                  No Brasil, um pa&iacute;s de dimens&otilde;es continentais e marcado por m&uacute;ltiplas desigualdades, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulner&aacute;veis. Ainda que n&atilde;o tenham alcan&ccedil;ado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m transformado a realidade da popula&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  No &acirc;mbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as pol&iacute;ticas ser&atilde;o implementadas, elas podem influenciar na trajet&oacute;ria de escolariza&ccedil;&atilde;o das pessoas e oferecer a amplia&ccedil;&atilde;o das oportunidades de acesso, perman&ecirc;ncia e aprendizagem. Al&eacute;m disso, observa-se a import&acirc;ncia da rela&ccedil;&atilde;o entre as pol&iacute;ticas educacionais com as de outras pastas como sa&uacute;de e assist&ecirc;ncia social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n
                  &Eacute; com muita alegria que apresentamos essa colet&acirc;nea de textos, constru&iacute;dos por professores/as e pesquisadores de variadas regi&otilde;es do Brasil. Nos cap&iacute;tulos do e-book, cada autor/a compartilha as quest&otilde;es, dilemas e desafios observados no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e os relaciona aos referenciais te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas &uacute;nicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais que se materializam nos cen&aacute;rios municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n
                  Esperamos que os cap&iacute;tulos consigam ampliar o entendimento sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e fomentar a constru&ccedil;&atilde;o de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
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                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n
                  KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n
                  LAISA FEITOSA<br />\r\n
                  LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n
                  CARLA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O DE LIMA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n
                  EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n
                  MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n
                  ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n
                  DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n
                  NATHALY LIMA SALES<br />\r\n
                  GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n
                  JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n
                  LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
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                  As pol&iacute;ticas p&uacute;blicas s&atilde;o fundamentais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja tem&aacute;tica central foi &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer an&aacute;lises sob diferentes perspectivas acerca das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas de educa&ccedil;&atilde;o que t&ecirc;m sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n
                  No Brasil, um pa&iacute;s de dimens&otilde;es continentais e marcado por m&uacute;ltiplas desigualdades, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulner&aacute;veis. Ainda que n&atilde;o tenham alcan&ccedil;ado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m transformado a realidade da popula&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  No &acirc;mbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as pol&iacute;ticas ser&atilde;o implementadas, elas podem influenciar na trajet&oacute;ria de escolariza&ccedil;&atilde;o das pessoas e oferecer a amplia&ccedil;&atilde;o das oportunidades de acesso, perman&ecirc;ncia e aprendizagem. Al&eacute;m disso, observa-se a import&acirc;ncia da rela&ccedil;&atilde;o entre as pol&iacute;ticas educacionais com as de outras pastas como sa&uacute;de e assist&ecirc;ncia social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n
                  &Eacute; com muita alegria que apresentamos essa colet&acirc;nea de textos, constru&iacute;dos por professores/as e pesquisadores de variadas regi&otilde;es do Brasil. Nos cap&iacute;tulos do e-book, cada autor/a compartilha as quest&otilde;es, dilemas e desafios observados no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e os relaciona aos referenciais te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas &uacute;nicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais que se materializam nos cen&aacute;rios municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n
                  Esperamos que os cap&iacute;tulos consigam ampliar o entendimento sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e fomentar a constru&ccedil;&atilde;o de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
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                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n
                  KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n
                  LAISA FEITOSA<br />\r\n
                  LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n
                  CARLA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O DE LIMA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n
                  EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n
                  MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n
                  ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n
                  DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n
                  NATHALY LIMA SALES<br />\r\n
                  GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n
                  JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n
                  LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A pesquisa buscou realizar uma análise sobre a política Internacional de Educação de Jovens e Adultos, a partir da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU elaborado em 2015; que teve a Unesco como organismo responsável no âmbito da educação. O outro documento analisado foi Marco de Ação de Marraquexe, produto final da Conferência Internacional de Educação de Adultos - Confintea VII realizada em 2022 no Marrocos. Para tanto, a pesquisa foi estruturada a partir de uma pesquisa qualitativa e utilizou revisão bibliográfica e a análise documental. O estudo demonstrou que a política internacional de Educação de Jovens e Adultos apresenta contradições, intenções de avanços, estagnações, propõe consensos, não aponta para ruptura do modo de produção capitalista, mas insiste em equacionar desigualdades, inerentes ao próprio capitalismo, que atravessam os sujeitos por ela atendidos. Ainda assim, entendemos serem as Confinteas espaços políticos fundamentais para avançarmos na efetivação da Educação de Jovens e Adultos como direito de todas e todos.

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