POLITICAS PÚBLICAS INTERNACIONAIS DE EJA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119483 "edicao_id" => 379 "trabalho_id" => 4070 "inscrito_id" => 6871 "titulo" => "POLITICAS PÚBLICAS INTERNACIONAIS DE EJA" "resumo" => "A pesquisa buscou realizar uma análise sobre a política Internacional de Educação de Jovens e Adultos, a partir da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU elaborado em 2015; que teve a Unesco como organismo responsável no âmbito da educação. O outro documento analisado foi Marco de Ação de Marraquexe, produto final da Conferência Internacional de Educação de Adultos - Confintea VII realizada em 2022 no Marrocos. Para tanto, a pesquisa foi estruturada a partir de uma pesquisa qualitativa e utilizou revisão bibliográfica e a análise documental. O estudo demonstrou que a política internacional de Educação de Jovens e Adultos apresenta contradições, intenções de avanços, estagnações, propõe consensos, não aponta para ruptura do modo de produção capitalista, mas insiste em equacionar desigualdades, inerentes ao próprio capitalismo, que atravessam os sujeitos por ela atendidos. Ainda assim, entendemos serem as Confinteas espaços políticos fundamentais para avançarmos na efetivação da Educação de Jovens e Adultos como direito de todas e todos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6871_TB4070_27102024105552.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:38:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO TEIXEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO" "autor_email" => "rtdoacad@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:40:53" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119483 "edicao_id" => 379 "trabalho_id" => 4070 "inscrito_id" => 6871 "titulo" => "POLITICAS PÚBLICAS INTERNACIONAIS DE EJA" "resumo" => "A pesquisa buscou realizar uma análise sobre a política Internacional de Educação de Jovens e Adultos, a partir da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU elaborado em 2015; que teve a Unesco como organismo responsável no âmbito da educação. O outro documento analisado foi Marco de Ação de Marraquexe, produto final da Conferência Internacional de Educação de Adultos - Confintea VII realizada em 2022 no Marrocos. Para tanto, a pesquisa foi estruturada a partir de uma pesquisa qualitativa e utilizou revisão bibliográfica e a análise documental. O estudo demonstrou que a política internacional de Educação de Jovens e Adultos apresenta contradições, intenções de avanços, estagnações, propõe consensos, não aponta para ruptura do modo de produção capitalista, mas insiste em equacionar desigualdades, inerentes ao próprio capitalismo, que atravessam os sujeitos por ela atendidos. Ainda assim, entendemos serem as Confinteas espaços políticos fundamentais para avançarmos na efetivação da Educação de Jovens e Adultos como direito de todas e todos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6871_TB4070_27102024105552.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:38:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO TEIXEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO" "autor_email" => "rtdoacad@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:40:53" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 379 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "logo" => null "capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "timbrado" => "67911995ca755_22012025131517.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-01-29 13:56:40" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 379 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "logo" => null "capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "timbrado" => "67911995ca755_22012025131517.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-01-29 13:56:40" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 248 "edicao_id" => 379 "codigo" => "978-65-5222-030-1" "capa" => "67911995cca45_22012025131517.png" "titulo" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n As políticas públicas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja temática central foi “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer análises sob diferentes perspectivas acerca das políticas públicas de educação que têm sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n No Brasil, um país de dimensões continentais e marcado por múltiplas desigualdades, as políticas públicas têm se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulneráveis. Ainda que não tenham alcançado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as políticas públicas têm transformado a realidade da população brasileira.<br />\r\n No âmbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as políticas serão implementadas, elas podem influenciar na trajetória de escolarização das pessoas e oferecer a ampliação das oportunidades de acesso, permanência e aprendizagem. Além disso, observa-se a importância da relação entre as políticas educacionais com as de outras pastas como saúde e assistência social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n É com muita alegria que apresentamos essa coletânea de textos, construídos por professores/as e pesquisadores de variadas regiões do Brasil. Nos capítulos do e-book, cada autor/a compartilha as questões, dilemas e desafios observados no âmbito das políticas públicas educacionais e os relaciona aos referenciais teórico-metodológicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas únicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as políticas públicas educacionais que se materializam nos cenários municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n Esperamos que os capítulos consigam ampliar o entendimento sobre as políticas públicas educacionais e fomentar a construção de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n LAISA FEITOSA<br />\r\n LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n CARLA DA CONCEIÇÃO DE LIMA<br />\r\n ROSÂNGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n NATHALY LIMA SALES<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67a10fea86ad4_03022025155018.pdf" "arquivo" => "28012025152007-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-02-03 15:50:18" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 248 "edicao_id" => 379 "codigo" => "978-65-5222-030-1" "capa" => "67911995cca45_22012025131517.png" "titulo" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n As políticas públicas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja temática central foi “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer análises sob diferentes perspectivas acerca das políticas públicas de educação que têm sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n No Brasil, um país de dimensões continentais e marcado por múltiplas desigualdades, as políticas públicas têm se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulneráveis. Ainda que não tenham alcançado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as políticas públicas têm transformado a realidade da população brasileira.<br />\r\n No âmbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as políticas serão implementadas, elas podem influenciar na trajetória de escolarização das pessoas e oferecer a ampliação das oportunidades de acesso, permanência e aprendizagem. Além disso, observa-se a importância da relação entre as políticas educacionais com as de outras pastas como saúde e assistência social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n É com muita alegria que apresentamos essa coletânea de textos, construídos por professores/as e pesquisadores de variadas regiões do Brasil. Nos capítulos do e-book, cada autor/a compartilha as questões, dilemas e desafios observados no âmbito das políticas públicas educacionais e os relaciona aos referenciais teórico-metodológicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas únicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as políticas públicas educacionais que se materializam nos cenários municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n Esperamos que os capítulos consigam ampliar o entendimento sobre as políticas públicas educacionais e fomentar a construção de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n LAISA FEITOSA<br />\r\n LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n CARLA DA CONCEIÇÃO DE LIMA<br />\r\n ROSÂNGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n NATHALY LIMA SALES<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67a10fea86ad4_03022025155018.pdf" "arquivo" => "28012025152007-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-02-03 15:50:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }