CORRELAÇÃO ENTRE APORTE FINANCEIRO GOVERNAMENTAL E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2019
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119503 "edicao_id" => 379 "trabalho_id" => 8297 "inscrito_id" => 19235 "titulo" => "CORRELAÇÃO ENTRE APORTE FINANCEIRO GOVERNAMENTAL E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2019" "resumo" => "Uma das maiores reclamações no segmento da educação é a falta de investimentos para que as escolas possam alcançar metas educacionais. Contudo, ao analisar esse processo a partir da perspectiva interna dos órgãos administrativo-financeiros, pode-se observar que há outras complexidades que levam as escolas municipais a perderem seus incentivos e fomentar seu desenvolvimento. Entre estas questões está a falta de capacitação da própria escola em atender os requisitos necessários para terem acesso aos recursos governamentais. Este cenário remete a um problema de gestão que tem sido recorrente ao longo dos anos em que a autora atua na Secretaria Municipal de Manaus – SEMED. Assim, o presente artigo busca relatar de forma objetiva a correlação entre o aporte financeiro governamental e o desenvolvimento educacional das escolas municipais na cidade de Manaus – Amazonas – Brasil. Nele foi empregado o enfoque quantitativo que visou classificar os dados a partir da utilização de técnicas estatísticas, tais como tabelas e gráficos, permitindo a medição de prováveis relações entre variáveis. Partindo de uma perspectiva científica, a quantificação está relacionada ao instrumento de coleta e análise, cruzando a problemática com a hipótese estabelecida previamente. Para a análise de alguns resultados temos o mapeamento das realidades, levantamentos de todos os recursos recebidos pela escola, assim como algumas avaliações a nível nacional relevantes, que contribuem para um melhor diagnóstico de como estão nossas escolas. É importante que os gestores conheçam e discutam o papel e finalidades das avaliações externas, com o intuito de compreender as práticas pedagógicas, administrativas e financeiras adotadas por eles, com base nos resultados dessas avaliações do desempenho da escola. Para um gestor escolar contemporâneo competência é criar na escola um ambiente que estimule a aprendizagem e o desenvolvimento de mecanismos necessários para a melhoria dos processos educacionais e seus resultados." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID19235_TB8297_11102024110226.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:38:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGELA TEREZA CASTANHEIRO AMORIM FRANCO" "autor_nome_curto" => "ÂNGELA" "autor_email" => "angela.franco@semed.manaus.am.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:40:53" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119503 "edicao_id" => 379 "trabalho_id" => 8297 "inscrito_id" => 19235 "titulo" => "CORRELAÇÃO ENTRE APORTE FINANCEIRO GOVERNAMENTAL E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2019" "resumo" => "Uma das maiores reclamações no segmento da educação é a falta de investimentos para que as escolas possam alcançar metas educacionais. Contudo, ao analisar esse processo a partir da perspectiva interna dos órgãos administrativo-financeiros, pode-se observar que há outras complexidades que levam as escolas municipais a perderem seus incentivos e fomentar seu desenvolvimento. Entre estas questões está a falta de capacitação da própria escola em atender os requisitos necessários para terem acesso aos recursos governamentais. Este cenário remete a um problema de gestão que tem sido recorrente ao longo dos anos em que a autora atua na Secretaria Municipal de Manaus – SEMED. Assim, o presente artigo busca relatar de forma objetiva a correlação entre o aporte financeiro governamental e o desenvolvimento educacional das escolas municipais na cidade de Manaus – Amazonas – Brasil. Nele foi empregado o enfoque quantitativo que visou classificar os dados a partir da utilização de técnicas estatísticas, tais como tabelas e gráficos, permitindo a medição de prováveis relações entre variáveis. Partindo de uma perspectiva científica, a quantificação está relacionada ao instrumento de coleta e análise, cruzando a problemática com a hipótese estabelecida previamente. Para a análise de alguns resultados temos o mapeamento das realidades, levantamentos de todos os recursos recebidos pela escola, assim como algumas avaliações a nível nacional relevantes, que contribuem para um melhor diagnóstico de como estão nossas escolas. É importante que os gestores conheçam e discutam o papel e finalidades das avaliações externas, com o intuito de compreender as práticas pedagógicas, administrativas e financeiras adotadas por eles, com base nos resultados dessas avaliações do desempenho da escola. Para um gestor escolar contemporâneo competência é criar na escola um ambiente que estimule a aprendizagem e o desenvolvimento de mecanismos necessários para a melhoria dos processos educacionais e seus resultados." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID19235_TB8297_11102024110226.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:38:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGELA TEREZA CASTANHEIRO AMORIM FRANCO" "autor_nome_curto" => "ÂNGELA" "autor_email" => "angela.franco@semed.manaus.am.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:40:53" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 379 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "logo" => null "capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "timbrado" => "67911995ca755_22012025131517.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-01-29 13:56:40" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 379 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "logo" => null "capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "timbrado" => "67911995ca755_22012025131517.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-01-29 13:56:40" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 248 "edicao_id" => 379 "codigo" => "978-65-5222-030-1" "capa" => "67911995cca45_22012025131517.png" "titulo" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n As políticas públicas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja temática central foi “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer análises sob diferentes perspectivas acerca das políticas públicas de educação que têm sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n No Brasil, um país de dimensões continentais e marcado por múltiplas desigualdades, as políticas públicas têm se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulneráveis. Ainda que não tenham alcançado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as políticas públicas têm transformado a realidade da população brasileira.<br />\r\n No âmbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as políticas serão implementadas, elas podem influenciar na trajetória de escolarização das pessoas e oferecer a ampliação das oportunidades de acesso, permanência e aprendizagem. Além disso, observa-se a importância da relação entre as políticas educacionais com as de outras pastas como saúde e assistência social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n É com muita alegria que apresentamos essa coletânea de textos, construídos por professores/as e pesquisadores de variadas regiões do Brasil. Nos capítulos do e-book, cada autor/a compartilha as questões, dilemas e desafios observados no âmbito das políticas públicas educacionais e os relaciona aos referenciais teórico-metodológicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas únicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as políticas públicas educacionais que se materializam nos cenários municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n Esperamos que os capítulos consigam ampliar o entendimento sobre as políticas públicas educacionais e fomentar a construção de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n LAISA FEITOSA<br />\r\n LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n CARLA DA CONCEIÇÃO DE LIMA<br />\r\n ROSÂNGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n NATHALY LIMA SALES<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67a10fea86ad4_03022025155018.pdf" "arquivo" => "28012025152007-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-02-03 15:50:18" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 248 "edicao_id" => 379 "codigo" => "978-65-5222-030-1" "capa" => "67911995cca45_22012025131517.png" "titulo" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n As políticas públicas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja temática central foi “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer análises sob diferentes perspectivas acerca das políticas públicas de educação que têm sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n No Brasil, um país de dimensões continentais e marcado por múltiplas desigualdades, as políticas públicas têm se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulneráveis. Ainda que não tenham alcançado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as políticas públicas têm transformado a realidade da população brasileira.<br />\r\n No âmbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as políticas serão implementadas, elas podem influenciar na trajetória de escolarização das pessoas e oferecer a ampliação das oportunidades de acesso, permanência e aprendizagem. Além disso, observa-se a importância da relação entre as políticas educacionais com as de outras pastas como saúde e assistência social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n É com muita alegria que apresentamos essa coletânea de textos, construídos por professores/as e pesquisadores de variadas regiões do Brasil. Nos capítulos do e-book, cada autor/a compartilha as questões, dilemas e desafios observados no âmbito das políticas públicas educacionais e os relaciona aos referenciais teórico-metodológicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas únicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as políticas públicas educacionais que se materializam nos cenários municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n Esperamos que os capítulos consigam ampliar o entendimento sobre as políticas públicas educacionais e fomentar a construção de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n LAISA FEITOSA<br />\r\n LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n CARLA DA CONCEIÇÃO DE LIMA<br />\r\n ROSÂNGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n NATHALY LIMA SALES<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67a10fea86ad4_03022025155018.pdf" "arquivo" => "28012025152007-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-02-03 15:50:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }