A integração de atividades culturais, esportivas e educacionais desempenha um papel fundamental na formação integral dos alunos, especialmente em contextos educacionais como no projeto Intercolegial Upanema/RN. Este estudo investiga como esse projeto promove o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes, além de contribuir para a valorização da cultura local e o incentivo ao espírito esportivo na comunidade escolar. A pesquisa se baseia em uma revisão teórica que enfatiza a importância da educação integral, destacando como a combinação de cultura, esporte e educação pode enriquecer a experiência educacional dos jovens. Os objetivos incluem identificar os impactos do Intercolegial na valorização da cultura local, analisar sua influência na promoção do espírito esportivo entre os alunos e avaliar a integração das atividades do evento com os objetivos educacionais das escolas participantes em Upanema/RN. A metodologia adotada abrangeu a realização de estudo de caso qualitativo, envolvendo entrevistas com participantes, observações e análise de documentos pertinentes ao projeto. Os resultados destacam que o Intercolegial de Upanema/RN não apenas fortalece o senso de identidade cultural dos alunos, mas também fomenta valores como trabalho em equipe, respeito mútuo e superação de desafios. A discussão dos resultados revela como esses aspectos contribuem para a formação integral dos estudantes, preparando-os não apenas academicamente, mas também para uma participação ativa na sociedade. Por fim, essa pesquisa oferece percepções importantes para a prática educacional, divulgando que eventos como o Intercolegial não só são eficazes em promover a integração escolar e comunitária, mas também são estratégias valiosas para enriquecer o currículo educacional com experiências que transcendem as salas de aula tradicionais.