O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EJA - EPT: INTEGRANDO CONHECIMENTOS NO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119451 "edicao_id" => 378 "trabalho_id" => 4564 "inscrito_id" => 761 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EJA - EPT: INTEGRANDO CONHECIMENTOS NO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS" "resumo" => "O Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Alimentos na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, do Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici, tem, dentre suas missões, proporcionar aos estudantes uma formação histórico-crítica que os preparem para a compreensão das relações sociais em que vivem e para participarem delas enquanto sujeitos, nas dimensões política e produtiva, refletindo sobre sua importância para transformar a sociedade em função dos interesses sociais e coletivos. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de como os conteúdos do componente curricular Sociologia estão sendo trabalhados no referido curso técnico na perspectiva do currículo do ensino médio integrado, pois nessa perspectiva os conteúdos não devem ser pensados de maneira isolada e sim em um contexto mais amplo. Por esse viés, os conteúdos trabalhados em Sociologia foram relacionados à alimentação de maneira abrangente, considerando seus aspectos sociais, culturais, regionais, políticos, religiosos, afetivos, éticos, estéticos, identitários, dentre outros. Assim, para a transmissão dos conteúdos de Sociologia no curso técnico em Alimentos foram realizadas aulas dialogadas, apresentando conceitos e exemplos diversos, aproveitando o conhecimento prévio dos estudantes. Após as aulas, os estudantes puderam escrever suas receitas individuais, os pratos que consideram suas especialidades, com o diferencial de acrescentar as histórias pessoais e os aspectos sociais envolvidos nelas. Além de Sociologia, outros componentes tiveram colaboração na atividade, como Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Informática e disciplinas da área técnica. Como produto dessa integração curricular foi composto um livro de receitas coletivo chamado “´Preparar, comer e escrever: receitas dos estudantes do curso técnico em Alimentos do IFAL campus Murici”." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID761_TB4564_15102024102644.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:36:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GÉSSIKA" "autor_email" => "gessikacecilia@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:39:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119451 "edicao_id" => 378 "trabalho_id" => 4564 "inscrito_id" => 761 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EJA - EPT: INTEGRANDO CONHECIMENTOS NO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS" "resumo" => "O Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Alimentos na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, do Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici, tem, dentre suas missões, proporcionar aos estudantes uma formação histórico-crítica que os preparem para a compreensão das relações sociais em que vivem e para participarem delas enquanto sujeitos, nas dimensões política e produtiva, refletindo sobre sua importância para transformar a sociedade em função dos interesses sociais e coletivos. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de como os conteúdos do componente curricular Sociologia estão sendo trabalhados no referido curso técnico na perspectiva do currículo do ensino médio integrado, pois nessa perspectiva os conteúdos não devem ser pensados de maneira isolada e sim em um contexto mais amplo. Por esse viés, os conteúdos trabalhados em Sociologia foram relacionados à alimentação de maneira abrangente, considerando seus aspectos sociais, culturais, regionais, políticos, religiosos, afetivos, éticos, estéticos, identitários, dentre outros. Assim, para a transmissão dos conteúdos de Sociologia no curso técnico em Alimentos foram realizadas aulas dialogadas, apresentando conceitos e exemplos diversos, aproveitando o conhecimento prévio dos estudantes. Após as aulas, os estudantes puderam escrever suas receitas individuais, os pratos que consideram suas especialidades, com o diferencial de acrescentar as histórias pessoais e os aspectos sociais envolvidos nelas. Além de Sociologia, outros componentes tiveram colaboração na atividade, como Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Informática e disciplinas da área técnica. Como produto dessa integração curricular foi composto um livro de receitas coletivo chamado “´Preparar, comer e escrever: receitas dos estudantes do curso técnico em Alimentos do IFAL campus Murici”." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID761_TB4564_15102024102644.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:36:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GÉSSIKA" "autor_email" => "gessikacecilia@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:39:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 378 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "logo" => null "capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "timbrado" => "6791194aa91db_22012025131402.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:04" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 378 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "logo" => null "capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "timbrado" => "6791194aa91db_22012025131402.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:04" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 247 "edicao_id" => 378 "codigo" => "978-65-5222-023-3" "capa" => "6791194aaaf77_22012025131402.png" "titulo" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "prefacio" => """ Esta obra é uma coletânea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no X Congresso Nacional de Educação. Reúne textos que promovem debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho, discutem as possibilidades e os desafios do currículo no ensino médio integrado, analisam práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica, bem como buscam compreender os recursos didáticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.<br />\r\n O debate sobre a educação profissional e tecnológica continua abarcando a dicotomia educação para o “fazer” versus educação para o “pensar”. Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira não universaliza a escola básica e reproduz a lógica da educação profissional e tecnológica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constituição Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educação básica de nível médio é um direito universal. Logo, a educação profissional e tecnológica deve articular-se com a educação básica. Para Saviani (2007), então, o papel da escola de nível médio dever ser de recuperar a relação entre o conhecimento e prática do trabalho. Moraes e Küller (2016) reforçam que, quanto à educação profissional, objetiva adquirir competências, conhecimentos, saberes e habilidades que confiram aos estudantes a possibilidade de exercer uma determinada função profissional; isto atrelado à formação integral do cidadão.<br />\r\n Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, vivências, experiências e perfil dos profissionais da Educação Profissional e Tecnológica - os docentes e os técnicos em assuntos educacionais - bem como sobre os processos de formação desses sujeitos. <br />\r\n Apresentam, também, relatos de experiências de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre currículo e avaliação, sobre os desafios para a integração curricular e apresentam produtos educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica.<br />\r\n São discutidas, ainda, de maneira específica, as questões relativas à permanência e êxito de estudantes, bem como suas (des)motivações para estudar. Além disso, traz o debate sobre inclusão, acessibilidade e diversidade na modalidade de ensino já citada.<br />\r\n Trabalhos de revisão bibliográfica também são encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princípio educativo e sobre o conceito de educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, as reflexões, experiências e discussões abordadas nesta coletânea contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades da educação profissional e tecnológica e sua importância para a superação da dualidade entre a educação para o “fazer” versus educação para o “pensar”.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n JANEÍNE DE OLIVEIRA VALIDO<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA<br />\r\n ARLENE LEÃO DE LIMA DUARTE<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES<br />\r\n FRANCISCO DINIZ JÚNIOR<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA<br />\r\n FRANCISCO GUIMARÃES DE ASSIS<br />\r\n MARCOS ANTÔNIO DA SILVA<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679a6182079f1_29012025141234.pdf" "arquivo" => "28012025152127-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:12:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 247 "edicao_id" => 378 "codigo" => "978-65-5222-023-3" "capa" => "6791194aaaf77_22012025131402.png" "titulo" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "prefacio" => """ Esta obra é uma coletânea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no X Congresso Nacional de Educação. Reúne textos que promovem debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho, discutem as possibilidades e os desafios do currículo no ensino médio integrado, analisam práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica, bem como buscam compreender os recursos didáticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.<br />\r\n O debate sobre a educação profissional e tecnológica continua abarcando a dicotomia educação para o “fazer” versus educação para o “pensar”. Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira não universaliza a escola básica e reproduz a lógica da educação profissional e tecnológica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constituição Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educação básica de nível médio é um direito universal. Logo, a educação profissional e tecnológica deve articular-se com a educação básica. Para Saviani (2007), então, o papel da escola de nível médio dever ser de recuperar a relação entre o conhecimento e prática do trabalho. Moraes e Küller (2016) reforçam que, quanto à educação profissional, objetiva adquirir competências, conhecimentos, saberes e habilidades que confiram aos estudantes a possibilidade de exercer uma determinada função profissional; isto atrelado à formação integral do cidadão.<br />\r\n Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, vivências, experiências e perfil dos profissionais da Educação Profissional e Tecnológica - os docentes e os técnicos em assuntos educacionais - bem como sobre os processos de formação desses sujeitos. <br />\r\n Apresentam, também, relatos de experiências de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre currículo e avaliação, sobre os desafios para a integração curricular e apresentam produtos educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica.<br />\r\n São discutidas, ainda, de maneira específica, as questões relativas à permanência e êxito de estudantes, bem como suas (des)motivações para estudar. Além disso, traz o debate sobre inclusão, acessibilidade e diversidade na modalidade de ensino já citada.<br />\r\n Trabalhos de revisão bibliográfica também são encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princípio educativo e sobre o conceito de educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, as reflexões, experiências e discussões abordadas nesta coletânea contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades da educação profissional e tecnológica e sua importância para a superação da dualidade entre a educação para o “fazer” versus educação para o “pensar”.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n JANEÍNE DE OLIVEIRA VALIDO<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA<br />\r\n ARLENE LEÃO DE LIMA DUARTE<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES<br />\r\n FRANCISCO DINIZ JÚNIOR<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA<br />\r\n FRANCISCO GUIMARÃES DE ASSIS<br />\r\n MARCOS ANTÔNIO DA SILVA<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679a6182079f1_29012025141234.pdf" "arquivo" => "28012025152127-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:12:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }