O artigo discute a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. A pesquisa adotou uma abordagem documental e bibliográfica a partir de uma perspectiva descritiva de caráter qualitativa. O estudo identificou que as relações estabelecidas entre Trabalho, Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no contexto do trabalho flexível ocorrem de diferentes maneiras e implicações, a depender do interesse de cada classe social afetada. Identificou alguns dos processos que precarizam o trabalho e a educação profissional, dentre eles, as formas flexíveis de contração, a informalidade e a desproteção legislativa. A pesquisa definiu alguns conceitos e processos que permeiam a EPT e que são marcados por dualidades, discutidos e analisados no contexto das formas flexíveis de contratação; apontou ações para a construção de uma visão crítica e emancipatória dos sujeitos, compreendendo a relação indissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura, e, entendendo o trabalho como princípio educativo, a partir de uma EPT que promova a autonomia da vida humana em um mundo em transformação das relações entre trabalho e os sentidos da educação. O artigo evidencia que os desafios são enormes, diante do contexto social, cultural, econômico e político desfavorável, que tem caminhado para atender interesses hegemônicos vigentes. Contrário a isso, acreditamos que é possível alcançar uma Educação de qualidade, que possibilite autonomia da vida humana e a emancipação dos sujeitos.