Este trabalho investiga a importância da atuação do pedagogo no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e destaca a relevância do trabalho pedagógico em espaços não escolares diante dos problemas sociais que afetam os indivíduos atendidos por essas instituições. O CAPS, como serviço de saúde mental comunitário, desempenha um papel crucial no acolhimento e tratamento de pessoas com transtornos mentais e necessidades psicossociais complexas. O pedagogo, neste contexto, contribui significativamente para a reintegração social e promoção do bem-estar dos usuários, utilizando abordagens educativas e terapêuticas. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa e descritiva, baseando-se em revisão bibliográfica para compreender o papel do pedagogo no CAPS e em outros espaços não escolares. São analisadas as diversas funções que este profissional pode desempenhar, desde a elaboração de projetos pedagógicos e oficinas terapêuticas até a mediação de conflitos e apoio na construção de redes de suporte social. O estudo enfatiza a importância de práticas pedagógicas que promovam autonomia, autoestima e inclusão social dos indivíduos atendidos. Os resultados mostram que a presença do pedagogo no CAPS e em outros espaços não escolares contribui para a criação de um ambiente terapêutico mais acolhedor e estimulante, facilitando a construção de vínculos afetivos e a participação ativa dos usuários no processo de tratamento. Além disso, o pedagogo atua como elo entre a equipe multidisciplinar, os usuários e suas famílias, promovendo uma abordagem integrada e holística no cuidado à saúde mental. Conclui-se que a atuação do pedagogo em espaços não escolares, como o CAPS, é fundamental para enfrentar os desafios sociais e psicológicos presentes nesses contextos, fortalecendo a rede de apoio e promovendo a inclusão e o desenvolvimento pessoal dos indivíduos atendidos. A contribuição do pedagogo nesses ambientes reforça a importância de práticas educativas fora do contexto escolar tradicional, ampliando o alcance e impacto positivo da pedagogia na sociedade.