Uma das subáreas de ciências exatas que apresenta um certo grau de dificuldade de entendimento por parte de estudantes da educação básica é a química. No entanto, um dos objetos de conhecimento do ensino de química que os alunos tem dificuldade de entendimento, principalmente, quando não se realiza atividades práticas é quando o conteúdo abordado envolve cálculos estequiométricos. No tocante ao ensino de química, a experimentação torna-se uma alternativa que é vinculada à teoria de forma que é possível entender a parte teórica realizando práticas experimentais permitindo aos discentes interpretar conceitos que vão ajudá-lo a compreender melhor um determinado conteúdo. Diante do exposto, o presente trabalho, tem como objetivo desenvolver e propor a importância de práticas experimentais em escolas do ensino básico por meio de aulas práticas. O trabalho foi desenvolvido com o intuito de proporcionar aos docentes e discentes uma forma mais acessível por meio de materiais alternativos de baixo valor econômico. Esses materiais, irão auxiliar no ensino-aprendizagem dos alunos diante de objetos de conhecimento que teoricamente são interpretados como difíceis diante dos aspectos quantitativos dos estudos de estequiometria. A pesquisa foi realizada com enfoque em experimentações com materiais de fácil acesso, mostrando, que mesmo que disponibilizando de simples instrumentos é possível construir um ambiente de aprendizado consistente para desenvolver os conceitos cognitivos dos alunos e chegar a uma aprendizagem significativa.