Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM, ENSINO MATEMÁTICO, AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA Pôster (PO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11660
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 312
    "inscrito_id" => 735
    "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do PIBID/UEPB e professores do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2015. A avaliação da aprendizagem deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma continua e processual, como um dos aspectos complementares do processo ensino e aprendizagem. O projeto Ensino de Matemática: Um Estudo da Avaliação de Aprendizagem, teve como propósito de fazer uma discussão sobre a prática avaliativa dos professores de matemática e apontar os principais meios de avaliação do ensino matemático. De acordo com o conteúdo trabalhado, foram realizadas, inicialmente, pesquisas bibliográficas; e logo após foi desenvolvido um questionário com os professores de matemática, onde pudemos observar que a forma de construção do arcabouço teórico pode concluir que ainda a avaliação é voltada para a classificação, tendo a nota como aspecto principal. E que apesar dos professores possuírem concepções inovadoras acerca da avaliação, sentem dificuldades de modificar sua postura em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM, ENSINO MATEMÁTICO, AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID735_21072015102821.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDEMBERG OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LINDEMBERG"
    "autor_email" => "lindembergso@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11660
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 312
    "inscrito_id" => 735
    "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do PIBID/UEPB e professores do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2015. A avaliação da aprendizagem deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma continua e processual, como um dos aspectos complementares do processo ensino e aprendizagem. O projeto Ensino de Matemática: Um Estudo da Avaliação de Aprendizagem, teve como propósito de fazer uma discussão sobre a prática avaliativa dos professores de matemática e apontar os principais meios de avaliação do ensino matemático. De acordo com o conteúdo trabalhado, foram realizadas, inicialmente, pesquisas bibliográficas; e logo após foi desenvolvido um questionário com os professores de matemática, onde pudemos observar que a forma de construção do arcabouço teórico pode concluir que ainda a avaliação é voltada para a classificação, tendo a nota como aspecto principal. E que apesar dos professores possuírem concepções inovadoras acerca da avaliação, sentem dificuldades de modificar sua postura em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM, ENSINO MATEMÁTICO, AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID735_21072015102821.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDEMBERG OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LINDEMBERG"
    "autor_email" => "lindembergso@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do PIBID/UEPB e professores do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2015. A avaliação da aprendizagem deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma continua e processual, como um dos aspectos complementares do processo ensino e aprendizagem. O projeto Ensino de Matemática: Um Estudo da Avaliação de Aprendizagem, teve como propósito de fazer uma discussão sobre a prática avaliativa dos professores de matemática e apontar os principais meios de avaliação do ensino matemático. De acordo com o conteúdo trabalhado, foram realizadas, inicialmente, pesquisas bibliográficas; e logo após foi desenvolvido um questionário com os professores de matemática, onde pudemos observar que a forma de construção do arcabouço teórico pode concluir que ainda a avaliação é voltada para a classificação, tendo a nota como aspecto principal. E que apesar dos professores possuírem concepções inovadoras acerca da avaliação, sentem dificuldades de modificar sua postura em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.