CARVALHO, Cleidenice Araújo De et al.. Práxis pedagógica: um dilema na formação do professor. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/119>. Acesso em: 21/11/2024 19:59
O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa intitulada A licenciatura no ensino superior: refletindo sobre a relação teoria e prática nas disciplinas pedagógicas que busca conhecer as associações que os discentes desenvolvem acerca da relação teoria e prática nas disciplinas pedagógicas nos Cursos de Licenciatura. Entretanto, parte-se do pressuposto que essas associações encontram-se dialeticamente relacionadas às propostas oficiais para as licenciaturas, tanto do Ministério da Educação, como da própria IES, assim como às concepções dos Cursos e seus respectivos docentes, para que o aluno se contraponha a elas ou as corrobore. O estudo desenvolve-se em uma perspectiva marxiana e tem como referencial teórico a práxis, em Gramsci e Vázquez, entendida como a ação consciente dos sujeitos que une a teoria à prática, levando à transformação do mundo e dos próprios sujeitos. Esse caminho inclui o destaque das contradições presentes nos documentos e nos depoimentos de docentes e discentes.