Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTE EDUCAÇÃO EM CAJAZEIRAS – PB: IMPLICAÇÕES E (RE) SIGNIFICAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: Arte Educação, Práticas Didático-pedagógicas, Formação Continuada Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 51
    "inscrito_id" => 823
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTE EDUCAÇÃO EM CAJAZEIRAS – PB: IMPLICAÇÕES E (RE) SIGNIFICAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: Este trabalho objetiva apresentar o resultado da formação continuada desenvolvida pelo projeto de extensão “EDUCARTE”, com professores de Arte Educação das escolas municipais na cidade de Cajazeiras – PB. Problematizou-se, sobretudo, os aspectos didático-pedagógicos e a relevância metodológica do “Plano de Curso Programático Coletivo” reelaborado nas oficinas e reuniões do projeto, o qual será trabalhado, sistematicamente, em sala de aula, pelos referidos professores, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento de suas práticas docentes e potencializar práticas artísticas e culturais no processo de ensino-aprendizagem de arte em suas diferentes linguagens. METODOLOGIA: As atividades foram desenvolvidas por meio da pesquisa-ação, de modo que, a partir das experiências dos professores, buscou-se ampliar o universo teórico-metodológico e a qualificação dos mesmos. RESULTADOS: A arte na escola não é vista com a mesma importância dada às outras disciplinas e seus professores possuem uma formação incipiente, pois muitos que ensinam arte não são formados nesta área de conhecimento, existindo certa rotatividade, já que ensinar artes, geralmente, significa complementar carga horária. CONCLUSÃO: A falta de uma formação profissional adequada muitas desqualifica o processo de ensino e aprendizagem da arte embora esta seja uma disciplina de suma importância para a formação do aluno, como um ser social e cidadão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Arte educação, Práticas didático-pedagógicas, Formação continuada"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "632cee946db83e7a52ce5e8d6f0fed35.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDEIR FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALDEIR"
    "autor_email" => "aldeirafo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 51
    "inscrito_id" => 823
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTE EDUCAÇÃO EM CAJAZEIRAS – PB: IMPLICAÇÕES E (RE) SIGNIFICAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: Este trabalho objetiva apresentar o resultado da formação continuada desenvolvida pelo projeto de extensão “EDUCARTE”, com professores de Arte Educação das escolas municipais na cidade de Cajazeiras – PB. Problematizou-se, sobretudo, os aspectos didático-pedagógicos e a relevância metodológica do “Plano de Curso Programático Coletivo” reelaborado nas oficinas e reuniões do projeto, o qual será trabalhado, sistematicamente, em sala de aula, pelos referidos professores, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento de suas práticas docentes e potencializar práticas artísticas e culturais no processo de ensino-aprendizagem de arte em suas diferentes linguagens. METODOLOGIA: As atividades foram desenvolvidas por meio da pesquisa-ação, de modo que, a partir das experiências dos professores, buscou-se ampliar o universo teórico-metodológico e a qualificação dos mesmos. RESULTADOS: A arte na escola não é vista com a mesma importância dada às outras disciplinas e seus professores possuem uma formação incipiente, pois muitos que ensinam arte não são formados nesta área de conhecimento, existindo certa rotatividade, já que ensinar artes, geralmente, significa complementar carga horária. CONCLUSÃO: A falta de uma formação profissional adequada muitas desqualifica o processo de ensino e aprendizagem da arte embora esta seja uma disciplina de suma importância para a formação do aluno, como um ser social e cidadão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Arte educação, Práticas didático-pedagógicas, Formação continuada"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "632cee946db83e7a52ce5e8d6f0fed35.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDEIR FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALDEIR"
    "autor_email" => "aldeirafo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

INTRODUÇÃO: Este trabalho objetiva apresentar o resultado da formação continuada desenvolvida pelo projeto de extensão “EDUCARTE”, com professores de Arte Educação das escolas municipais na cidade de Cajazeiras – PB. Problematizou-se, sobretudo, os aspectos didático-pedagógicos e a relevância metodológica do “Plano de Curso Programático Coletivo” reelaborado nas oficinas e reuniões do projeto, o qual será trabalhado, sistematicamente, em sala de aula, pelos referidos professores, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento de suas práticas docentes e potencializar práticas artísticas e culturais no processo de ensino-aprendizagem de arte em suas diferentes linguagens. METODOLOGIA: As atividades foram desenvolvidas por meio da pesquisa-ação, de modo que, a partir das experiências dos professores, buscou-se ampliar o universo teórico-metodológico e a qualificação dos mesmos. RESULTADOS: A arte na escola não é vista com a mesma importância dada às outras disciplinas e seus professores possuem uma formação incipiente, pois muitos que ensinam arte não são formados nesta área de conhecimento, existindo certa rotatividade, já que ensinar artes, geralmente, significa complementar carga horária. CONCLUSÃO: A falta de uma formação profissional adequada muitas desqualifica o processo de ensino e aprendizagem da arte embora esta seja uma disciplina de suma importância para a formação do aluno, como um ser social e cidadão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.