UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11882 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 425 "inscrito_id" => 695 "titulo" => "UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID" "resumo" => "A prática pedagógica da Educação Física no meio escolar tem sido transmitida de forma muito difusa, porém, este é um fator que deve ser analisado com maior ênfase, principalmente quando os professores utilizam de metodologias puramente diretivas, não possibilitando a construção do conhecimento pelos alunos. Inicia aqui a importância da intervenção do PIBID abrindo esta possibilidade de conhecimento e atuando efetivamente para tal realização. Este trabalho tem o objetivo de analisar e discutir a prática pedagógica, vivenciada por um bolsista do PIBID, na educação básica e a contribuição do PIBID/Educação Física, para uma turma da 1ª Série do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Severino Cabral durante o ano de 2014. Para isto foram apresentadas recordações das vivências na Educação Básica, contrapondo a análise de 04 diários de campo referentes às aulas transmitidas pela equipe que compunha o PIBID/Educação Física. Procurando trazer em cada aula métodos que a tornassem atrativas e dinâmicas, conseguimos ajudar os alunos a reverem seus conceitos no trato do conhecimento da Educação Física, fortalecendo sua importância como componente curricular da Educação Básica. Com isso, pode-se concluir que mesmo tendo um início puramente influenciado pelo método militarista no início do século XX, a Educação Física conseguiu ir assumindo outra identidade e ao longo das décadas foi se transformando e renovando suas metodologias de ensino na Escola. As abordagens críticas vieram para engrandecer o campo de conhecimento que ela trabalha e desconstruir o pensamento limitado e diretivo que era transmitido até então." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA2_ID695_31072015123037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO CAMILO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "PABLO ARAUJO" "autor_email" => "pablocamilo@live.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11882 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 425 "inscrito_id" => 695 "titulo" => "UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID" "resumo" => "A prática pedagógica da Educação Física no meio escolar tem sido transmitida de forma muito difusa, porém, este é um fator que deve ser analisado com maior ênfase, principalmente quando os professores utilizam de metodologias puramente diretivas, não possibilitando a construção do conhecimento pelos alunos. Inicia aqui a importância da intervenção do PIBID abrindo esta possibilidade de conhecimento e atuando efetivamente para tal realização. Este trabalho tem o objetivo de analisar e discutir a prática pedagógica, vivenciada por um bolsista do PIBID, na educação básica e a contribuição do PIBID/Educação Física, para uma turma da 1ª Série do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Severino Cabral durante o ano de 2014. Para isto foram apresentadas recordações das vivências na Educação Básica, contrapondo a análise de 04 diários de campo referentes às aulas transmitidas pela equipe que compunha o PIBID/Educação Física. Procurando trazer em cada aula métodos que a tornassem atrativas e dinâmicas, conseguimos ajudar os alunos a reverem seus conceitos no trato do conhecimento da Educação Física, fortalecendo sua importância como componente curricular da Educação Básica. Com isso, pode-se concluir que mesmo tendo um início puramente influenciado pelo método militarista no início do século XX, a Educação Física conseguiu ir assumindo outra identidade e ao longo das décadas foi se transformando e renovando suas metodologias de ensino na Escola. As abordagens críticas vieram para engrandecer o campo de conhecimento que ela trabalha e desconstruir o pensamento limitado e diretivo que era transmitido até então." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA2_ID695_31072015123037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO CAMILO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "PABLO ARAUJO" "autor_email" => "pablocamilo@live.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }