Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AÇÃO PEDAGÓGICA: UM OLHAR COM PERSPECTIVA AMBIENTAL

Palavra-chaves: PROJETO, LIXO, AÇÃO, DOCENTE Comunicação Oral (CO) O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11559
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 211
    "inscrito_id" => 286
    "titulo" => "AÇÃO PEDAGÓGICA: UM OLHAR COM PERSPECTIVA AMBIENTAL"
    "resumo" => "É bastante comum percebemos em nosso cotidiano o quanto as pessoas estão se tornando cada vez mais consumistas e isso não difere das crianças. Começou a haver uma inversão da idéia de ser consumidor e consumista onde esse último acaba induzido cada vez mais a adquirir materiais muitas vezes desnecessário e sem utilidade em n osso dia a dia pelo simples fato de se ter o que  mostrar e fazer com que o sujeito sinta que pertence a determinados grupos se identificam por aquilo que possuem. Diante do aumento de lixo sólido e a falta de conscientização da reutilização de determinados materiais, surgiu o projeto Eu e o meio, aplicado com uma turma de 4º ano composta por 30 alunos.  O trabalho tinha como objetivo promover um pensar sobre algumas ações aplicadas no meio e que prejudicava ao meio ambiente. Durante todo o desenvolvimento do trabalho os sujeitos envolvidos procuraram dar sua contribuição e havia uma retomada de atitudes dos alunos a partir do ambiente escolar, no qual a docente procurava envolver todos os alunos nas atividades propostas diariamente para que o s objetivos do trabalho fossem alcançados. Sinalizamos que de fato, todo o processo foi visto com um olhar positivo, a saber, que houve uma mudança comportamental dos sujeitos e um repensar sobre as ações na escola e fora dela. Desse modo, o projeto desenvolvido deu sua contribuição para promover uma reflexão – ação sobre o que vem definir consumo e consumismo fazendo com que aja menos acúmulo de lixo sólido para as gerações futuras"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PROJETO, LIXO, AÇÃO, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA11_ID286_01072015133438.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIA FARIAS ANTERO"
    "autor_nome_curto" => "KÁTIA ANTERO"
    "autor_email" => "professorakatiaantero@hot"
    "autor_ies" => "FURNE / FACNORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11559
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 211
    "inscrito_id" => 286
    "titulo" => "AÇÃO PEDAGÓGICA: UM OLHAR COM PERSPECTIVA AMBIENTAL"
    "resumo" => "É bastante comum percebemos em nosso cotidiano o quanto as pessoas estão se tornando cada vez mais consumistas e isso não difere das crianças. Começou a haver uma inversão da idéia de ser consumidor e consumista onde esse último acaba induzido cada vez mais a adquirir materiais muitas vezes desnecessário e sem utilidade em n osso dia a dia pelo simples fato de se ter o que  mostrar e fazer com que o sujeito sinta que pertence a determinados grupos se identificam por aquilo que possuem. Diante do aumento de lixo sólido e a falta de conscientização da reutilização de determinados materiais, surgiu o projeto Eu e o meio, aplicado com uma turma de 4º ano composta por 30 alunos.  O trabalho tinha como objetivo promover um pensar sobre algumas ações aplicadas no meio e que prejudicava ao meio ambiente. Durante todo o desenvolvimento do trabalho os sujeitos envolvidos procuraram dar sua contribuição e havia uma retomada de atitudes dos alunos a partir do ambiente escolar, no qual a docente procurava envolver todos os alunos nas atividades propostas diariamente para que o s objetivos do trabalho fossem alcançados. Sinalizamos que de fato, todo o processo foi visto com um olhar positivo, a saber, que houve uma mudança comportamental dos sujeitos e um repensar sobre as ações na escola e fora dela. Desse modo, o projeto desenvolvido deu sua contribuição para promover uma reflexão – ação sobre o que vem definir consumo e consumismo fazendo com que aja menos acúmulo de lixo sólido para as gerações futuras"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PROJETO, LIXO, AÇÃO, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA11_ID286_01072015133438.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIA FARIAS ANTERO"
    "autor_nome_curto" => "KÁTIA ANTERO"
    "autor_email" => "professorakatiaantero@hot"
    "autor_ies" => "FURNE / FACNORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

É bastante comum percebemos em nosso cotidiano o quanto as pessoas estão se tornando cada vez mais consumistas e isso não difere das crianças. Começou a haver uma inversão da idéia de ser consumidor e consumista onde esse último acaba induzido cada vez mais a adquirir materiais muitas vezes desnecessário e sem utilidade em n osso dia a dia pelo simples fato de se ter o que mostrar e fazer com que o sujeito sinta que pertence a determinados grupos se identificam por aquilo que possuem. Diante do aumento de lixo sólido e a falta de conscientização da reutilização de determinados materiais, surgiu o projeto Eu e o meio, aplicado com uma turma de 4º ano composta por 30 alunos. O trabalho tinha como objetivo promover um pensar sobre algumas ações aplicadas no meio e que prejudicava ao meio ambiente. Durante todo o desenvolvimento do trabalho os sujeitos envolvidos procuraram dar sua contribuição e havia uma retomada de atitudes dos alunos a partir do ambiente escolar, no qual a docente procurava envolver todos os alunos nas atividades propostas diariamente para que o s objetivos do trabalho fossem alcançados. Sinalizamos que de fato, todo o processo foi visto com um olhar positivo, a saber, que houve uma mudança comportamental dos sujeitos e um repensar sobre as ações na escola e fora dela. Desse modo, o projeto desenvolvido deu sua contribuição para promover uma reflexão – ação sobre o que vem definir consumo e consumismo fazendo com que aja menos acúmulo de lixo sólido para as gerações futuras

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.