Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA FLORESTA AMAZÔNICA NA AMÉRICA DO SUL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental.
"2024-11-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118670
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 1279
    "inscrito_id" => 2706
    "titulo" => "ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA FLORESTA AMAZÔNICA NA AMÉRICA DO SUL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID"
    "resumo" => "O núcleo do PIBID da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a partir do subprojeto Interdisciplinar – Geografia, Língua Espanhola e Língua Portuguesa, atuou em três unidades escolares da Região Metropolitana de Aracaju (RMA). Além do acompanhar regularmente as aulas das respectivas disciplinas, os bolsistas do referido subprojeto atuaram nas escolas, entre os anos letivos de 2023 e 2024, a partir da elaboração e aplicação de oficinas pedagógicas, obedecendo o caráter interdisciplinar da proposta. Desta forma, um dos trabalhos resultantes foi intitulada de “Os impactos ambientais causados pelo desmatamento da floresta Amazônica na América do sul”. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é relatar a elaboração e aplicação de uma oficina pedagógica interdisciplinar. A elaboração da oficina ocorreu em trio, constituído por um bolsista de cada disciplina do subprojeto. Seu plano de aula foi baseado em competências e habilidades de Ciências Humanas e Linguagens do Currículo de Sergipe do Ensino Médio, este que baseia-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A oficina teve como objetivo geral analisar as questões em níveis sociais, geográficos e políticos que envolvem o desmatamento da floresta Amazônica na América do Sul. Os estudantes foram avaliados qualitativamente e de forma processual ao decorrer das atividades propostas ao decorrer da aplicação da oficina. Como produto final da oficina, foram apresentados aos estudantes diferentes possibilidades de produção, tais como desenho, pintura, poema, música, paródia, texto dissertativo. Após a elaboração da atividade final, houve o compartilhamento dos feitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID2706_TB1279_18092024230850.pdf"
    "created_at" => "2024-12-13 10:12:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL BARBOSA DO ESPÍRITO SANTO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafaelbarbosa.geografia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118670
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 1279
    "inscrito_id" => 2706
    "titulo" => "ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA FLORESTA AMAZÔNICA NA AMÉRICA DO SUL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID"
    "resumo" => "O núcleo do PIBID da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a partir do subprojeto Interdisciplinar – Geografia, Língua Espanhola e Língua Portuguesa, atuou em três unidades escolares da Região Metropolitana de Aracaju (RMA). Além do acompanhar regularmente as aulas das respectivas disciplinas, os bolsistas do referido subprojeto atuaram nas escolas, entre os anos letivos de 2023 e 2024, a partir da elaboração e aplicação de oficinas pedagógicas, obedecendo o caráter interdisciplinar da proposta. Desta forma, um dos trabalhos resultantes foi intitulada de “Os impactos ambientais causados pelo desmatamento da floresta Amazônica na América do sul”. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é relatar a elaboração e aplicação de uma oficina pedagógica interdisciplinar. A elaboração da oficina ocorreu em trio, constituído por um bolsista de cada disciplina do subprojeto. Seu plano de aula foi baseado em competências e habilidades de Ciências Humanas e Linguagens do Currículo de Sergipe do Ensino Médio, este que baseia-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A oficina teve como objetivo geral analisar as questões em níveis sociais, geográficos e políticos que envolvem o desmatamento da floresta Amazônica na América do Sul. Os estudantes foram avaliados qualitativamente e de forma processual ao decorrer das atividades propostas ao decorrer da aplicação da oficina. Como produto final da oficina, foram apresentados aos estudantes diferentes possibilidades de produção, tais como desenho, pintura, poema, música, paródia, texto dissertativo. Após a elaboração da atividade final, houve o compartilhamento dos feitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID2706_TB1279_18092024230850.pdf"
    "created_at" => "2024-12-13 10:12:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL BARBOSA DO ESPÍRITO SANTO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafaelbarbosa.geografia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

O núcleo do PIBID da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a partir do subprojeto Interdisciplinar – Geografia, Língua Espanhola e Língua Portuguesa, atuou em três unidades escolares da Região Metropolitana de Aracaju (RMA). Além do acompanhar regularmente as aulas das respectivas disciplinas, os bolsistas do referido subprojeto atuaram nas escolas, entre os anos letivos de 2023 e 2024, a partir da elaboração e aplicação de oficinas pedagógicas, obedecendo o caráter interdisciplinar da proposta. Desta forma, um dos trabalhos resultantes foi intitulada de “Os impactos ambientais causados pelo desmatamento da floresta Amazônica na América do sul”. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é relatar a elaboração e aplicação de uma oficina pedagógica interdisciplinar. A elaboração da oficina ocorreu em trio, constituído por um bolsista de cada disciplina do subprojeto. Seu plano de aula foi baseado em competências e habilidades de Ciências Humanas e Linguagens do Currículo de Sergipe do Ensino Médio, este que baseia-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A oficina teve como objetivo geral analisar as questões em níveis sociais, geográficos e políticos que envolvem o desmatamento da floresta Amazônica na América do Sul. Os estudantes foram avaliados qualitativamente e de forma processual ao decorrer das atividades propostas ao decorrer da aplicação da oficina. Como produto final da oficina, foram apresentados aos estudantes diferentes possibilidades de produção, tais como desenho, pintura, poema, música, paródia, texto dissertativo. Após a elaboração da atividade final, houve o compartilhamento dos feitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.