Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

PERCEPÇÕES AMBIENTAIS E DESAFIOS URBANOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM/PA

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Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

Esse trabalho compreende as questões de justiça socioambiental urbana aos componentes curriculares de Geografia e Educação Ambiental, com atenção do bairro do Curió em Belém/PA. A pesquisa explora a relação entre vulnerabilidade socioambiental e desastres climáticos, evidenciando como a população mais vulnerável sofre desproporcionalmente com as consequências desses eventos. A metodologia envolveu a aplicação de uma atividade de Cartografia Social em uma turma do 9º ano, onde os alunos mapearam áreas de vulnerabilidade em seu bairro, permitindo uma aprendizagem crítica das injustiças ambientais. Os resultados mostram que a percepção ambiental dos alunos reflete uma visão negativa da realidade urbana de Belém, destacando a importância da educação geográfica na conscientização sobre as dinâmicas socioambientais.

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