Este artigo, fruto de uma pesquisa de cunho teórico, tem como objetivo discutir sobre a importância do trabalho com estratégias metacognitivas de leitura na formação inicial de professores de língua inglesa. Para que esse objetivo fosse alcançado, estabelecemos como objetivos específicos, fazer uma análise sobre a importância do desenvolvimento da leitura no ensino de língua inglesa nas escolas de ensino básico, partindo da concepção de teóricos como Moita Lopes (1996), bem como decorremos sobre o que são estratégias de leitura e sua divisão em cognitivas e metacognitivas, dando ênfase a essa última, respaldados por Kleiman (2006), Kato (2007) e Silveira (2005). Para tal, partimos do pressuposto que uma vez imersos no uso dessas estratégias, a tendência é que eles, quando professores, as utilizem com os seus alunos, quebrando assim a ideia de um trabalho de leitura decodificadora, passando a uma leitura na que atende à proposta do PCNLEM (BRASIL, 1998). Uma leitura que tenha como justificativa social o engajamento discursivo do aprendiz.