Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEPB NO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO E AO ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE (PROAFE).

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, EXTENSÃO, PRÁTICA Pôster (PO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11819
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 351
    "inscrito_id" => 1694
    "titulo" => "PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEPB NO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO E AO ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE (PROAFE)."
    "resumo" => "O Programa de Extensão PROAFE (Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande - PB), surgiu através da necessidade de integrar os processos de formação docente e de capacitação de nossos professores para o ensino das ciências naturais da rede pública municipal, considerada uma estratégia didático-pedagógicas para aproximar a realidade das nossas crianças e dos recursos didáticos que os professores dispõem para realização de suas aulas. Os licenciandos em Ciências Biológicas veem as perspectivas de aprimoramento e melhoramento para alunos de Escolas Municipais de Campina Grande, que permiti a aproximação real aos objetos de investigação da Ciência, favorecendo um aprendizado mais eficaz de nossa comunidade escolar, através da teoria e prática juntas, no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia “Lynaldo Cavalcante”. Apoia o processo de ensino-aprendizagem em escolas da rede pública municipal de ensino da cidade Campina Grande/PB, implementando o ensino experimental e perspectivas da prática da área de ciências naturais para licenciandos em Ciências Biológicas da UEPB, atuam no programa desenvolvendo as experiências de laboratórios, com a orientação do professor coordenador Osmundo Claudino, na área de ciências naturais com eixo temático (O planeta terra, o solo e a vida, a água e a vida, o ar e a vida, a vida e o ambiente), trabalhado nessa primeira etapa do programa na área de Biologia, atuação acontece em turno oposto aquele em que o aluno esta na universidade desenvolvendo sua formação acadêmica. Os resultados esperados resulta na articulação provocada entre a produção acadêmica da UEPB e as políticas públicas educacionais desenvolvidas na região, possibilitando reflexos imediatos no fazer pedagógico de professores e no cotidiano dos alunos. Esse Programa através das suas aulas experimentais possibilita aos alunos do ensino fundamental da rede municipal de Campina Grande a oportunidade da alfabetização cientifica e o contato da teoria da sala de aula com a execução de experimentos científicos simples, mas que comprova toda teoria vista em aula. Essa integração de conhecimentos auxilia no processo de ensino-aprendizagem, além de despertar o olhar cientifico dos alunos, esse conhecimento adquirido é transmitido para a sociedade na formação e construção de cidadãos críticos, que conseguem visualizar a ciência em todo lugar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, EXTENSÃO, PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA1_ID1694_27072015200939.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA LUIZA FRANÇA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA ARAÚJO"
    "autor_email" => "renataluiza2009@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11819
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 351
    "inscrito_id" => 1694
    "titulo" => "PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEPB NO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO E AO ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE (PROAFE)."
    "resumo" => "O Programa de Extensão PROAFE (Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande - PB), surgiu através da necessidade de integrar os processos de formação docente e de capacitação de nossos professores para o ensino das ciências naturais da rede pública municipal, considerada uma estratégia didático-pedagógicas para aproximar a realidade das nossas crianças e dos recursos didáticos que os professores dispõem para realização de suas aulas. Os licenciandos em Ciências Biológicas veem as perspectivas de aprimoramento e melhoramento para alunos de Escolas Municipais de Campina Grande, que permiti a aproximação real aos objetos de investigação da Ciência, favorecendo um aprendizado mais eficaz de nossa comunidade escolar, através da teoria e prática juntas, no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia “Lynaldo Cavalcante”. Apoia o processo de ensino-aprendizagem em escolas da rede pública municipal de ensino da cidade Campina Grande/PB, implementando o ensino experimental e perspectivas da prática da área de ciências naturais para licenciandos em Ciências Biológicas da UEPB, atuam no programa desenvolvendo as experiências de laboratórios, com a orientação do professor coordenador Osmundo Claudino, na área de ciências naturais com eixo temático (O planeta terra, o solo e a vida, a água e a vida, o ar e a vida, a vida e o ambiente), trabalhado nessa primeira etapa do programa na área de Biologia, atuação acontece em turno oposto aquele em que o aluno esta na universidade desenvolvendo sua formação acadêmica. Os resultados esperados resulta na articulação provocada entre a produção acadêmica da UEPB e as políticas públicas educacionais desenvolvidas na região, possibilitando reflexos imediatos no fazer pedagógico de professores e no cotidiano dos alunos. Esse Programa através das suas aulas experimentais possibilita aos alunos do ensino fundamental da rede municipal de Campina Grande a oportunidade da alfabetização cientifica e o contato da teoria da sala de aula com a execução de experimentos científicos simples, mas que comprova toda teoria vista em aula. Essa integração de conhecimentos auxilia no processo de ensino-aprendizagem, além de despertar o olhar cientifico dos alunos, esse conhecimento adquirido é transmitido para a sociedade na formação e construção de cidadãos críticos, que conseguem visualizar a ciência em todo lugar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, EXTENSÃO, PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA1_ID1694_27072015200939.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA LUIZA FRANÇA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA ARAÚJO"
    "autor_email" => "renataluiza2009@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O Programa de Extensão PROAFE (Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande - PB), surgiu através da necessidade de integrar os processos de formação docente e de capacitação de nossos professores para o ensino das ciências naturais da rede pública municipal, considerada uma estratégia didático-pedagógicas para aproximar a realidade das nossas crianças e dos recursos didáticos que os professores dispõem para realização de suas aulas. Os licenciandos em Ciências Biológicas veem as perspectivas de aprimoramento e melhoramento para alunos de Escolas Municipais de Campina Grande, que permiti a aproximação real aos objetos de investigação da Ciência, favorecendo um aprendizado mais eficaz de nossa comunidade escolar, através da teoria e prática juntas, no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia “Lynaldo Cavalcante”. Apoia o processo de ensino-aprendizagem em escolas da rede pública municipal de ensino da cidade Campina Grande/PB, implementando o ensino experimental e perspectivas da prática da área de ciências naturais para licenciandos em Ciências Biológicas da UEPB, atuam no programa desenvolvendo as experiências de laboratórios, com a orientação do professor coordenador Osmundo Claudino, na área de ciências naturais com eixo temático (O planeta terra, o solo e a vida, a água e a vida, o ar e a vida, a vida e o ambiente), trabalhado nessa primeira etapa do programa na área de Biologia, atuação acontece em turno oposto aquele em que o aluno esta na universidade desenvolvendo sua formação acadêmica. Os resultados esperados resulta na articulação provocada entre a produção acadêmica da UEPB e as políticas públicas educacionais desenvolvidas na região, possibilitando reflexos imediatos no fazer pedagógico de professores e no cotidiano dos alunos. Esse Programa através das suas aulas experimentais possibilita aos alunos do ensino fundamental da rede municipal de Campina Grande a oportunidade da alfabetização cientifica e o contato da teoria da sala de aula com a execução de experimentos científicos simples, mas que comprova toda teoria vista em aula. Essa integração de conhecimentos auxilia no processo de ensino-aprendizagem, além de despertar o olhar cientifico dos alunos, esse conhecimento adquirido é transmitido para a sociedade na formação e construção de cidadãos críticos, que conseguem visualizar a ciência em todo lugar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.