O presente artigo tem como objetivo geral investigar como está sendo pensada, hoje, a formação dos professores e os desafios enfrentados em sala de aula para trabalhar com a leitura e escrita. E como objetivo específico: discutir de maneira reflexiva de que modo o professor dos anos iniciais desenvolve nos alunos o gosto pela leitura e escrita. Como procedimento metodológico realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca da leitura e escrita nos anos inicias do ensino fundamental. Portanto, é preciso que o professor esteja apto a propiciar melhoria, mudanças e transformações do ensino. Desse modo, percebe-se a importância e a necessidade de uma formação continuada. Um dos grandes desafios enfrentados pelos profissionais que atuam nas séries iniciais do fundamental I é o ato de mediar seus alunos pelos caminhos da leitura e da escrita. Logo, se este profissional deseja incentivar em seus alunos o gosto pela leitura e a escrita é indispensável que ele mesmo seja um exemplo de leitor assíduo, e desenvolva ações que propiciem a esses educandos o gosto e o prazer da aprendizagem a fim de possibilitar um ensino com mais qualidade. Tivemos como base os estudos dos autores CANDAU(2014) , RIBAS (2000). Como estudantes de graduação do curso de licenciatura em pedagogia, e atuando em sala de aula através de estágios, observamos que existe uma grande contradição na prática pedagógica do professor e que é preciso que esse profissional reflita sobre as suas práticas. Portanto, é preciso que o professor esteja apto a propiciar melhoria, mudanças e transformações no ensino.Portanto, é preciso que o professor esteja apto a propiciar melhoria, mudanças e transformações no ensino.