A MULHER NO MUNDO DO TRABALHO E SUAS PERCEPTIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: COMPREENDENDO SUAS ESPACIALIDADES EM CAMPINA GRANDE-PB
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11532 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 754 "titulo" => "A MULHER NO MUNDO DO TRABALHO E SUAS PERCEPTIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: COMPREENDENDO SUAS ESPACIALIDADES EM CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => "Este trabalho tem a finalidade relatar a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. A experiência teve como principal motivação a escassez de conteúdos que realizassem uma reflexão a cerca da temática de Gênero no contexto da Geografia, apoiada nas leituras que tratam da mesma problemática. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca apresentar algumas reflexões discutindo as questões referentes ao gênero feminino e sua representação no ensino de Geografia, enfocando a participação da mulher no mundo do trabalho, investigando a forma como ela foi e continua sendo tratada historicamente, procura evidenciar sua trajetória e função em diferentes tempos na sociedade, e as transformações ocorridas em sua trajetória, seus papéis e influências na sociedade, propondo uma discussão entre professores e alunos, cabendo ressaltar a necessidade e importância de o professor discutir os temas transversais, interligando a discussão de Gêneros (orientação sexual) e conceitos geográficos. A pesquisa foi realizada numa perspectiva qualitativa, através das intervenções pedagógicas realizadas por graduandos do curso de Geografia da UEPB, bolsistas do PIBID/CAPES, na E.E.E.F.M Assis Chateaubriand, Campina Grande – PB. Os resultados preliminares demostram que a experiência obtida através dessa intervenção possibilitou aos discentes do ensino médio um melhor aprendizado e compreensão a respeito das categorias geográficas, nais quais são de extrema importância para a geografia como um todo, ressaltando a importância da mulher e suas trajetórias na sociedade, mostrando a interdisciplinaridade em espaço geográfico e gênero feminino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, GÊNERO MULHER, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID754_28062015232527.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAYNE APARECIDA BARBOSA MIRANDA" "autor_nome_curto" => "GISLAYNE" "autor_email" => "gislayne2012.1@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11532 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 754 "titulo" => "A MULHER NO MUNDO DO TRABALHO E SUAS PERCEPTIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: COMPREENDENDO SUAS ESPACIALIDADES EM CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => "Este trabalho tem a finalidade relatar a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. A experiência teve como principal motivação a escassez de conteúdos que realizassem uma reflexão a cerca da temática de Gênero no contexto da Geografia, apoiada nas leituras que tratam da mesma problemática. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca apresentar algumas reflexões discutindo as questões referentes ao gênero feminino e sua representação no ensino de Geografia, enfocando a participação da mulher no mundo do trabalho, investigando a forma como ela foi e continua sendo tratada historicamente, procura evidenciar sua trajetória e função em diferentes tempos na sociedade, e as transformações ocorridas em sua trajetória, seus papéis e influências na sociedade, propondo uma discussão entre professores e alunos, cabendo ressaltar a necessidade e importância de o professor discutir os temas transversais, interligando a discussão de Gêneros (orientação sexual) e conceitos geográficos. A pesquisa foi realizada numa perspectiva qualitativa, através das intervenções pedagógicas realizadas por graduandos do curso de Geografia da UEPB, bolsistas do PIBID/CAPES, na E.E.E.F.M Assis Chateaubriand, Campina Grande – PB. Os resultados preliminares demostram que a experiência obtida através dessa intervenção possibilitou aos discentes do ensino médio um melhor aprendizado e compreensão a respeito das categorias geográficas, nais quais são de extrema importância para a geografia como um todo, ressaltando a importância da mulher e suas trajetórias na sociedade, mostrando a interdisciplinaridade em espaço geográfico e gênero feminino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, GÊNERO MULHER, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID754_28062015232527.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAYNE APARECIDA BARBOSA MIRANDA" "autor_nome_curto" => "GISLAYNE" "autor_email" => "gislayne2012.1@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }