PERCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE E ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11817 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 472 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE E ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sólon de Lucena, situada na cidade de Campina Grande- PB. Como participantes foi escolhida uma turma do 2° ano do ensino médio. A necessidade do desenvolvimento de Educação Ambiental (EA) está assolando todas as instituições educativas, inclusive a escola, a qual está formando cidadãos. É necessário trabalhar a temática meio ambiente para que os alunos possam ter maturidade para enfrentar problemas ambientais. Um fator primordial está relacionado a forma como esta é trabalhada, sendo assim haverá grande importância a metodologia de ensino e a formação dos docentes. Este trabalho objetiva a analise da percepção ambiental dos alunos, com o intuito de proporcionar à sensibilização dos mesmos e examinar se estes recebem educação ambiental de uma forma interdisciplinar. A metodologia usada com os alunos foi à aplicação de questionários semiestruturados, construção de mapa mental de percepção ambiental, explanação de conteúdos com auxilio de recursos tecnológicos, apresentação de cartazes e uma dinâmica, com os professores apenas a aplicação de um questionário semiestruturado. Foi constatada a carência da EA na forma interdisciplinar, porém a conclusão da primeira etapa do projeto resultou na contribuição para mudança de percepção dos alunos, atingindo os objetivos do trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERCEPÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE E INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID472_30072015144952.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUTA PAULINA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AUTA PAULINA" "autor_email" => "autapaulina@outlook.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11817 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 472 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE E ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sólon de Lucena, situada na cidade de Campina Grande- PB. Como participantes foi escolhida uma turma do 2° ano do ensino médio. A necessidade do desenvolvimento de Educação Ambiental (EA) está assolando todas as instituições educativas, inclusive a escola, a qual está formando cidadãos. É necessário trabalhar a temática meio ambiente para que os alunos possam ter maturidade para enfrentar problemas ambientais. Um fator primordial está relacionado a forma como esta é trabalhada, sendo assim haverá grande importância a metodologia de ensino e a formação dos docentes. Este trabalho objetiva a analise da percepção ambiental dos alunos, com o intuito de proporcionar à sensibilização dos mesmos e examinar se estes recebem educação ambiental de uma forma interdisciplinar. A metodologia usada com os alunos foi à aplicação de questionários semiestruturados, construção de mapa mental de percepção ambiental, explanação de conteúdos com auxilio de recursos tecnológicos, apresentação de cartazes e uma dinâmica, com os professores apenas a aplicação de um questionário semiestruturado. Foi constatada a carência da EA na forma interdisciplinar, porém a conclusão da primeira etapa do projeto resultou na contribuição para mudança de percepção dos alunos, atingindo os objetivos do trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERCEPÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE E INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID472_30072015144952.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUTA PAULINA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AUTA PAULINA" "autor_email" => "autapaulina@outlook.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }