O trabalho destaca a evolução e importância do pensamento geográfico ao longo da história. Naturalmente interdisciplinar, a geografia permite estabelecer uma análise profunda das interações entre sociedade e natureza, permitindo aos estudantes desenvolverem competências para entender os processos e dinâmicas de transformação das paisagens em diferentes escalas de tempo e espaço a partir dos componentes físicos-naturais. Neste contexto, o trabalho explora a teoria geral dos sistemas, como estratégia de superação do ensino fragmentado no currículo escolar, enfatizando a importância do pensar geograficamente. Essa abordagem proporciona uma visão ampla e interconectada do mundo, identificando conexões entre lugares e escalas frequentemente negligenciadas por outras áreas do conhecimento. Ao integrar aspectos físicos e humanos, a geografia oferece uma visão ampla da realidade, permitindo uma análise abrangente das paisagens e dos processos que nelas ocorrem. Desta forma, é possível observar que propostas pedagógicas elaboradas a partir da visão sistêmica possibilita aos educadores mediarem uma compreensão inter-relacionada da realidade, estimulando observações crítico reflexivas e a busca por soluções sustentáveis para os desafios socioambientais contemporâneos.