Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

ENTRE ESTALACTITES E ESTALAGMITES: O PAPEL DAS CAVERNAS NAS AÇÕES DE GEOEDUCAÇÃO NA SERRA DA BODOQUENA/MS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 08 - Geodiversidade, geoturismo e geoconservação: novas práticas e abordagens e sua importância para a gestão ambiental e conservação do meio
"2024-11-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118452
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 1013
    "inscrito_id" => 2333
    "titulo" => "ENTRE ESTALACTITES E ESTALAGMITES: O PAPEL DAS CAVERNAS NAS AÇÕES DE GEOEDUCAÇÃO NA SERRA DA BODOQUENA/MS"
    "resumo" => "O projeto de geoeducação utilizou-se dos ambientes cársticos que constituem a Serra da Bodoquena, como recurso pedagógico para promover a conscientização ambiental e o turismo sustentável. Formada por uma equipe multidisciplinar de estudantes, professores da UEMS, e representantes da Prefeitura e das escolas locais, a iniciativa focou em atividades educativas e visitas guiadas. A equipe desenvolveu materiais informativos, criou trilhas interpretativas e organizou oficinas práticas para engajar tanto a comunidade quanto os visitantes. Através de visitas guiadas e atividades interativas, os participantes puderam aprofundar seu conhecimento sobre geologia, geomorfologia e a importância da preservação das cavernas. O projeto também promoveu práticas de turismo sustentável, orientando os visitantes sobre como minimizar o impacto ambiental e preservar a integridade ecológica das cavernas. Os resultados mostraram um aumento significativo no interesse e na participação da comunidade local nas questões ambientais, além de fortalecer parcerias com instituições educacionais e organizações comunitárias. A experiência forneceu um modelo valioso para a aplicação de geoeducação em contextos semelhantes, destacando a eficácia das cavernas como ferramentas educativas e a importância de continuar e expandir tais iniciativas. A continuidade do projeto e a ampliação de suas atividades são essenciais para maximizar seus benefícios, fortalecer a conservação do patrimônio natural e aumentar a conscientização ambiental. Esse modelo pode ser replicado em outras regiões, promovendo um impacto duradouro na proteção do meio ambiente e na formação de uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08 - Geodiversidade, geoturismo e geoconservação: novas práticas e abordagens e sua importância para a gestão ambiental e conservação do meio"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID2333_TB1013_07102024225410.pdf"
    "created_at" => "2024-12-13 10:12:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANELISE APARECIDA TRINDADE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANELISE"
    "autor_email" => "06600945176@academicos.uems.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118452
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 1013
    "inscrito_id" => 2333
    "titulo" => "ENTRE ESTALACTITES E ESTALAGMITES: O PAPEL DAS CAVERNAS NAS AÇÕES DE GEOEDUCAÇÃO NA SERRA DA BODOQUENA/MS"
    "resumo" => "O projeto de geoeducação utilizou-se dos ambientes cársticos que constituem a Serra da Bodoquena, como recurso pedagógico para promover a conscientização ambiental e o turismo sustentável. Formada por uma equipe multidisciplinar de estudantes, professores da UEMS, e representantes da Prefeitura e das escolas locais, a iniciativa focou em atividades educativas e visitas guiadas. A equipe desenvolveu materiais informativos, criou trilhas interpretativas e organizou oficinas práticas para engajar tanto a comunidade quanto os visitantes. Através de visitas guiadas e atividades interativas, os participantes puderam aprofundar seu conhecimento sobre geologia, geomorfologia e a importância da preservação das cavernas. O projeto também promoveu práticas de turismo sustentável, orientando os visitantes sobre como minimizar o impacto ambiental e preservar a integridade ecológica das cavernas. Os resultados mostraram um aumento significativo no interesse e na participação da comunidade local nas questões ambientais, além de fortalecer parcerias com instituições educacionais e organizações comunitárias. A experiência forneceu um modelo valioso para a aplicação de geoeducação em contextos semelhantes, destacando a eficácia das cavernas como ferramentas educativas e a importância de continuar e expandir tais iniciativas. A continuidade do projeto e a ampliação de suas atividades são essenciais para maximizar seus benefícios, fortalecer a conservação do patrimônio natural e aumentar a conscientização ambiental. Esse modelo pode ser replicado em outras regiões, promovendo um impacto duradouro na proteção do meio ambiente e na formação de uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08 - Geodiversidade, geoturismo e geoconservação: novas práticas e abordagens e sua importância para a gestão ambiental e conservação do meio"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID2333_TB1013_07102024225410.pdf"
    "created_at" => "2024-12-13 10:12:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANELISE APARECIDA TRINDADE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANELISE"
    "autor_email" => "06600945176@academicos.uems.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

O projeto de geoeducação utilizou-se dos ambientes cársticos que constituem a Serra da Bodoquena, como recurso pedagógico para promover a conscientização ambiental e o turismo sustentável. Formada por uma equipe multidisciplinar de estudantes, professores da UEMS, e representantes da Prefeitura e das escolas locais, a iniciativa focou em atividades educativas e visitas guiadas. A equipe desenvolveu materiais informativos, criou trilhas interpretativas e organizou oficinas práticas para engajar tanto a comunidade quanto os visitantes. Através de visitas guiadas e atividades interativas, os participantes puderam aprofundar seu conhecimento sobre geologia, geomorfologia e a importância da preservação das cavernas. O projeto também promoveu práticas de turismo sustentável, orientando os visitantes sobre como minimizar o impacto ambiental e preservar a integridade ecológica das cavernas. Os resultados mostraram um aumento significativo no interesse e na participação da comunidade local nas questões ambientais, além de fortalecer parcerias com instituições educacionais e organizações comunitárias. A experiência forneceu um modelo valioso para a aplicação de geoeducação em contextos semelhantes, destacando a eficácia das cavernas como ferramentas educativas e a importância de continuar e expandir tais iniciativas. A continuidade do projeto e a ampliação de suas atividades são essenciais para maximizar seus benefícios, fortalecer a conservação do patrimônio natural e aumentar a conscientização ambiental. Esse modelo pode ser replicado em outras regiões, promovendo um impacto duradouro na proteção do meio ambiente e na formação de uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.