O projeto de geoeducação utilizou-se dos ambientes cársticos que constituem a Serra da Bodoquena, como recurso pedagógico para promover a conscientização ambiental e o turismo sustentável. Formada por uma equipe multidisciplinar de estudantes, professores da UEMS, e representantes da Prefeitura e das escolas locais, a iniciativa focou em atividades educativas e visitas guiadas. A equipe desenvolveu materiais informativos, criou trilhas interpretativas e organizou oficinas práticas para engajar tanto a comunidade quanto os visitantes. Através de visitas guiadas e atividades interativas, os participantes puderam aprofundar seu conhecimento sobre geologia, geomorfologia e a importância da preservação das cavernas. O projeto também promoveu práticas de turismo sustentável, orientando os visitantes sobre como minimizar o impacto ambiental e preservar a integridade ecológica das cavernas. Os resultados mostraram um aumento significativo no interesse e na participação da comunidade local nas questões ambientais, além de fortalecer parcerias com instituições educacionais e organizações comunitárias. A experiência forneceu um modelo valioso para a aplicação de geoeducação em contextos semelhantes, destacando a eficácia das cavernas como ferramentas educativas e a importância de continuar e expandir tais iniciativas. A continuidade do projeto e a ampliação de suas atividades são essenciais para maximizar seus benefícios, fortalecer a conservação do patrimônio natural e aumentar a conscientização ambiental. Esse modelo pode ser replicado em outras regiões, promovendo um impacto duradouro na proteção do meio ambiente e na formação de uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade.