Como subsídio à estudos que antecedem as fases de projeto de obras rodoviárias, o presente trabalho apresenta metodologia de mapeamento geológico geotécnico para estudos preliminares de engenharia rodoviária, com aplicação em estudo de traçado rodoviário na BR-010/TO. A estimativa dos recursos empregados com escavação é fundamental para estudos de traçados e EVTEAs, tendo em vista o impacto nos custos de construção. Para uma melhor adoção dos procedimentos para os mapeamentos, observou-se também a necessidade de confecção de Instrução Normativa no DNIT, para melhor orientação e planejamento da indicação de ocorrências minerais, estimativa das categorias de material, áreas de instabilidades, subsidiando estudos preliminares de obras de infraestrutura. A aplicação aqui apresentada traz estudo de traçado para implantação da BR-010/TO, em dois segmentos no estado do Tocantins, identificando as unidades litológicas, estimando espessuras e classificando os tipos de materiais de escavação. Foram definidos os domínios geotécnicos e suas características, permitindo um planejamento viário embasado em critérios geológicos e geotécnicos. Observou-se a predominância de arenitos friáveis e muito friáveis, e folhelhos, dominando os materiais de 1ª e 2ª categoria na região. Após o mapeamento em escala de semi-detalhe das unidades geológico geotécnicas, e delimitação das profundidades dos materiais, notou-se mudança significativa na estimativa de movimentação de massa, nas duas diretrizes estudadas da BR-010/TO, tornando mais precisa, embasada e otimizada as estimativas de volumetria, jazidas, categorização de materiais, e os custos a serem empregados nas obras.