Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA GEODIVERSIDADE A PARTIR DE ESPAÇOS MUSEAIS: O CASO DO MUSEU DA NATUREZA (ESTADO DO PIAUÍ - BRASIL)

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Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

Os museus são espaços profícuos para a promoção da educação, estudo e recreação. A depender do conteúdo divulgado, os espaços museais podem contribuir para a divulgação científica a públicos diversos. O referido trabalho teve como objetivo destacar a importância do Museu da Natureza como recurso didático-pedagógico para o ensino da geodiversidade (natureza abiótica), partindo da abordagem do seu acervo e de sua temática. Localizado na zona rural do município de Coronel José Dias (Estado do Piauí, Brasil), o referido museu conta com 12 salas temáticas que podem ser utilizadas para difusão dos conhecimentos geopatrimoniais vinculados à geodiversidade e à história geológica da Terra. Para isso, a metodologia foi dividida em: a) pesquisa bibliográfica; b) trabalhos de gabinete e c) observações diretas e registros fotográficos. As exposições presentes no Museu da Natureza possibilitam o desenvolvimento de experiências e sensações (física, mental e/ou emocional) em vistas a assimilação, por parte dos visitantes, do desenvolvimento local ao longo do tempo geológico. Conclui-se que o Museu da Natureza dispõe de potencialidades para o ensino e a popularização da geodiversidade a públicos variados, com a possibilidade ainda da promoção de conceitos como geocultura, geoeducação, patrimônio e geoconservação. O acervo e temáticas presentes no Museu da Natureza apresenta potencial como recurso didático-pedagógico para difusão de conhecimentos geopatrimoniais vinculados à geodiversidade e à história geológica da Terra. Sua importância enquanto espaço não formal no ensino e aprendizagem do conhecimento científico perpassa pela multidisciplinaridade, uma vez que há relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente.

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