A educação ambiental são atributos fundamentais para formar sujeitos críticos e reflexivos para a realidade do meio ambiente a qual se encontra. Com isso, a pesquisa teve como objetivo trabalhar a educação ambiental no dia Mundial da Água com as crianças nos anos iniciais, da Escola Municipal Professora Erenice Simão Alvarenga, da cidade de Cáceres – Mato Grosso. Para tanto, foram necessários parcerias junto a Prefeitura Municipal de Cáceres, Secretaria do Municipal do Meio Ambiente, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e com a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Foi realizada palestra, confecção de placas orientativas e plantio de árvores nas margens do córrego Sangradouro, na extensão aproximada de 1,5 km na parte central da cidade com auxílio dos parceiros mencionados anteriormente. Com o desenvolvimento do trabalho pode-se observar o comprometimento dos alunos desde a elaboração das frases que compuseram as placas que foram fixadas nas margens do córrego, bem como a dedicação e o cuidado com o plantio das mudas, nesse caso, foram utilizadas as de ipê, ajudando na conservação dos recursos hídricos da região. Assim, o saber ambiental desde cedo consiste em desenvolver medidas e aprendizagem para proporcionar uma percepção ambiental eficiente, como também cuidados constantes do meio ecológico.