FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA.
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11677 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 598 "titulo" => "FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA." "resumo" => "O presente trabalho apresenta como objetivo principal demonstrar a relação necessária entre filosofia e educação, levando em consideração os significados que cada uma delas carrega em suas perspectivas, desdobramentos, e importância para o ensino. A Filosofia não apresenta um fim determinado, uma resposta pronta, ela é o caminho, seu objeto é seu próprio pensamento e está problematizando-o a todo momento. Já a educação tem seus fins pressupostos em seu sistema e age de acordo com determinadas metodologias que a fará chegar ao seu objetivo. Por esse motivo as vezes a educação cai no erro de se tornar apenas mais um modo mecanicista de ensino, em que é vista apenas como esse meio para se chegar a tal fim, que já foi estabelecido anteriormente e que é seguido ao pé da letra. Para que não corra esse perigo, é preciso um modo reflexivo de ensino, e a reflexão por excelência se encontra na atividade filosófica. Entre suas contribuições se encontram o ensino crítico, a reflexão, a emancipação, entre outras características que anseiam no âmbito da filosofia e que são imprescindíveis para a educação. O presente trabalho não tem como pretensão indicar a filosofia como único caminho para se chegar a tais fins, anteriormente citados, que sejam necessários no âmbito educacional. Mas, vem reafirmar a importância de uma disciplina que por vezes é esquecida e ignorada, excluindo-se assim a possibilidade de um ensino, crítico, reflexivo e emancipatório. Para tal desenvolvimento, procuramos identificar determinadas características fundamentais da filosofia no âmbito educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "FILOSOFIA,, EDUCAÇÃO,, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA3_ID598_29062015211822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA SILVA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MARIA BEZERRA" "autor_email" => "mariabezerra06@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11677 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 598 "titulo" => "FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA." "resumo" => "O presente trabalho apresenta como objetivo principal demonstrar a relação necessária entre filosofia e educação, levando em consideração os significados que cada uma delas carrega em suas perspectivas, desdobramentos, e importância para o ensino. A Filosofia não apresenta um fim determinado, uma resposta pronta, ela é o caminho, seu objeto é seu próprio pensamento e está problematizando-o a todo momento. Já a educação tem seus fins pressupostos em seu sistema e age de acordo com determinadas metodologias que a fará chegar ao seu objetivo. Por esse motivo as vezes a educação cai no erro de se tornar apenas mais um modo mecanicista de ensino, em que é vista apenas como esse meio para se chegar a tal fim, que já foi estabelecido anteriormente e que é seguido ao pé da letra. Para que não corra esse perigo, é preciso um modo reflexivo de ensino, e a reflexão por excelência se encontra na atividade filosófica. Entre suas contribuições se encontram o ensino crítico, a reflexão, a emancipação, entre outras características que anseiam no âmbito da filosofia e que são imprescindíveis para a educação. O presente trabalho não tem como pretensão indicar a filosofia como único caminho para se chegar a tais fins, anteriormente citados, que sejam necessários no âmbito educacional. Mas, vem reafirmar a importância de uma disciplina que por vezes é esquecida e ignorada, excluindo-se assim a possibilidade de um ensino, crítico, reflexivo e emancipatório. Para tal desenvolvimento, procuramos identificar determinadas características fundamentais da filosofia no âmbito educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "FILOSOFIA,, EDUCAÇÃO,, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA3_ID598_29062015211822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA SILVA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MARIA BEZERRA" "autor_email" => "mariabezerra06@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }