Este artigo se destina a descrição das oficinas desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Monsenhor Emiliano de Cristo”. O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar como foram realizadas as oficinas, quais metodologias foram utilizadas, e os procedimentos adotados para o desenvolvimento das atividades de uma maneira mais atrativa e possivelmente usando novas formas de apresentar os conteúdos facilitando o aprendizado e estimulando a participação dos alunos durante as aulas de geografia. A temática deste trabalho está centrada no seguinte problema: Como o recurso didático pode permear e incitar o processo de compreensão e construção de conhecimento nos discentes? E quais os procedimentos metodológicos necessários para motivar o aluno na construção de conhecimento? Qual a importância da aplicação de oficinas? O quadro teórico adotado no desenvolvimento desta pesquisa centra-se em reflexões de FREIRE (1979), PADIM (2003), REGO ET AL (2007). O estudo se assinala como uma análise de cunho observatório, a qual utilizou revisão bibliográfica e pesquisa ação por meio de intervenções com oficinas em aulas. Durante muitos anos pensou-se que a escola tinha como finalidade ensinar as matérias fundamentais, ou seja, ler, escrever e contar. Atualmente o objetivo é outro: formar a personalidade do educando, isto é, formar a opinião do mesmo, através de um debate dialético refletindo sobre a verdadeira função do educador. Os resultados apontam que houve maior participação e socialização do conteúdo, pois é fato que em um ambiente escolar o processo de aprendizagem torne-se prazeroso, “Quando estimulado”. De acordo com os autores supracitados a oficina é uma proposta que permite o aprofundamento do conhecimento e socialização de conteúdos não só na disciplina de geografia, mas para outras que adotam esta metodologia, ou seja, estas atividades diferenciadas permitem uma maior interação entre professores e alunos. Esta é uma sugestão didática para os professores e alunos interagirem e trocarem experiências, na participação de ambos na construção do conhecimento. O educador que procura se informar, ele encontra métodos e recursos necessários eficientes que venham a ser utilizados em aulas para trazer sempre um maior aprofundamento de conteúdos e desempenharmos um trabalho excelente. Observou-se que os recursos metodológicos e materiais utilizados para a realização das atividades, foram bastante proveitosos no processo de ensino aprendizagem, estimulando-os a compreender melhor o conteúdo dado deixando o aluno a criar possibilidades para chegar à conclusão de determinados temas discutidos e assim expressarem suas percepções e entender o espaço e sua integração.