Neste trabalho pretendemos trazer uma discussão a respeito das contribuições teóricas de Jean Piaget e Lev Semenovitch Vygotsky para a compreensão da pré-álgebra. Ao considerar esse recurso como desencadeador de aprendizagem, pelo qual o aluno poderá construir o seu próprio conhecimento, buscou-se um diálogo entre os teóricos estudados e a prática de sala de aula. Trata-se de uma pesquisa teórica de natureza bibliográfica. O presente trabalho relata como se inicia o desenvolvimento de conceitos algébricos no processo de ensino-aprendizagem, e como a resolução de problemas pode ajudar nesse processo inicial de descoberta da álgebra – seja no descrever padrões, generalizações ou nas relações de grandezas. O principal objeto da pesquisa é entender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da pré-álgebra, numa visão construtivista e interacionista. Para cada conceito estudado desenvolve-se a cognição e a partir daí fizemos uma análise de como se dá este desenvolvimento na ótica de Piaget e Vygotsky, que deu uma grande contribuição para entendermos o processo de ensino-aprendizagem nesta pesquisa. Pudemos concluir com a pesquisa que a inserção da aprendizagem da pré-álgebra vem acontecendo de modo progressivo e isso exige de nós professores um estudo contínuo sobre as teorias da aprendizagem.