LITERATURA DE CORDEL: A ORALIDADE EM QUESTÃO
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11714 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 498 "inscrito_id" => 651 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL: A ORALIDADE EM QUESTÃO" "resumo" => "Este artigo pretende discutir a importância do estudo da Literatura de cordel e sua utilização enquanto recurso pedagógico para o incentivo à oralidade em sala de aula. Entendemos que a Literatura de cordel representa todo um conjunto de manifestações, histórias, crenças e cultura de um povo. A Literatura de cordel apresenta, dessa maneira, uma forma de representação de uma realidade em que se pretende expressar pensamentos, questões sociais e toda uma historicidade. Ao escrever, o cordelista transmite para o leitor a sua visão sobre o mundo ou mesmo sobre algo que queira transmitir como mensagem para o leitor/ouvinte. Estes, terão contato com um universo musicalizado e com toda uma estrutura voltada para o ritmo e para a interação. O encantamento que a narrativa do cordel pode despertar não tem fronteiras, visto que consegue penetrar por muitas épocas e períodos, traz para a cena da narrativa, personagens e contextos inesperados ou até mesmo os mais cotidianos, sendo que neste caso, passam por uma transformação que lhes possibilita o caráter autêntico e novo, assim tornam-se interessantes ao olhar do leitor. Portanto, tendo em vista a musicalidade, a interação e a oralidade, que são requisitos para um bom contato com os folhetos de cordel, a sua utilização em sala de aula pode ser propícia para o incentivo à prática oral pelos alunos. Ao praticar a oralidade, o aluno poderá ter a autonomia sobre o que fala, poderá formular seus próprios argumentos, defender seu ponto de vista e tornar-se mais participativo dentro e fora da sala de aula. Desse modo, é bastante interessante que a Literatura de cordel seja abordada de maneira aprofundada, valorizando toda a sua riqueza cultural e importância no contexto literário brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, INCENTIVO, ORALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID651_31072015231316.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISMÊNIA LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA ISMÊNIA" "autor_email" => "ismenialima302@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11714 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 498 "inscrito_id" => 651 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL: A ORALIDADE EM QUESTÃO" "resumo" => "Este artigo pretende discutir a importância do estudo da Literatura de cordel e sua utilização enquanto recurso pedagógico para o incentivo à oralidade em sala de aula. Entendemos que a Literatura de cordel representa todo um conjunto de manifestações, histórias, crenças e cultura de um povo. A Literatura de cordel apresenta, dessa maneira, uma forma de representação de uma realidade em que se pretende expressar pensamentos, questões sociais e toda uma historicidade. Ao escrever, o cordelista transmite para o leitor a sua visão sobre o mundo ou mesmo sobre algo que queira transmitir como mensagem para o leitor/ouvinte. Estes, terão contato com um universo musicalizado e com toda uma estrutura voltada para o ritmo e para a interação. O encantamento que a narrativa do cordel pode despertar não tem fronteiras, visto que consegue penetrar por muitas épocas e períodos, traz para a cena da narrativa, personagens e contextos inesperados ou até mesmo os mais cotidianos, sendo que neste caso, passam por uma transformação que lhes possibilita o caráter autêntico e novo, assim tornam-se interessantes ao olhar do leitor. Portanto, tendo em vista a musicalidade, a interação e a oralidade, que são requisitos para um bom contato com os folhetos de cordel, a sua utilização em sala de aula pode ser propícia para o incentivo à prática oral pelos alunos. Ao praticar a oralidade, o aluno poderá ter a autonomia sobre o que fala, poderá formular seus próprios argumentos, defender seu ponto de vista e tornar-se mais participativo dentro e fora da sala de aula. Desse modo, é bastante interessante que a Literatura de cordel seja abordada de maneira aprofundada, valorizando toda a sua riqueza cultural e importância no contexto literário brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, INCENTIVO, ORALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID651_31072015231316.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISMÊNIA LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA ISMÊNIA" "autor_email" => "ismenialima302@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }