Os gêneros textuais oferecem uma infinidade de possibilidades para ajudar no processo de aprendizagem entre os alunos; portanto, percebemos que sua utilização ajudaria no desenvolvimento das competências comunicativas necessárias ao aprendiz de línguas estrangeiras. O presente estudo tem como objetivo contribuir para o processo de ensino e aprendizagem além de mostrar o gênero textual história em quadrinhos como um recurso pedagógico facilitador para o ensino-aprendizagem da língua espanhola. Em um primeiro momento definiremos os gêneros textuais baseando-nos em Marcuschi (2002); seguiremos ainda as perspectivas de Vergueiro (2010) e Bari (2008) na criação de atividades que busquem desenvolver a competência argumentativa, senso critico, imaginário e criatividade dos aprendizes. Após nossas leituras, chegamos à conclusão de que o gênero história em quadrinhos é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades dos alunos além de ajudar no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de espanhol, além de estimular o desenvolvimento de competências importantes na aquisição de uma língua estrangeira e é bastante apreciado pelo público jovem por ter uma linguagem fácil e de boa compreensão.