O ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DIDÁTICO-REFLEXIVO COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA.
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11734 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 92 "inscrito_id" => 444 "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DIDÁTICO-REFLEXIVO COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA." "resumo" => "O contexto atual tem imposto ao professor uma série de atribuições para as quais ele não está preparado. Isso tem exigido um repensar sobre o papel da escola e de seus atores. Os professores têm se sentido impotentes diante dos problemas e desafios que emergem nas salas de aula, tais como indisciplina, falta de interesse dos alunos, falta de conhecimentos básicos para a série, determinações das políticas públicas ou dos gestores educacionais. Tais desafios parecem ser ainda maiores em se tratando do ensino de matemática. O presente estudo decorre de questionamentos sobre a prática escolar cotidiana e a consequente busca da compreensão das dificuldades enfrentadas por professores e alunos para lidar com o processo de aprendizagem da matemática em sala de aula e sua relação com os estudos teóricos já existentes. Para tanto, nosso trabalho se assenta numa conversa entre a teoria e a prática em que se buscam compreender as dificuldades encontradas por alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos matemáticos em sala de aula e suas relações com a vivência cotidiana. Para tanto, nossa reflexão se faz pela pesquisa bibliográfica sobre a temática e pela análise dos resultados de uma pesquisa e experiência prática realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal no município de Santa Luzia-PB, no ano de 2014." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "DESAFIO, ENSINO-APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID444_29062015195456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS BELARMINO SEGUNDO" "autor_nome_curto" => "CARLOS SEGUNDO" "autor_email" => "carlos.matematica@live.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11734 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 92 "inscrito_id" => 444 "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DIDÁTICO-REFLEXIVO COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA." "resumo" => "O contexto atual tem imposto ao professor uma série de atribuições para as quais ele não está preparado. Isso tem exigido um repensar sobre o papel da escola e de seus atores. Os professores têm se sentido impotentes diante dos problemas e desafios que emergem nas salas de aula, tais como indisciplina, falta de interesse dos alunos, falta de conhecimentos básicos para a série, determinações das políticas públicas ou dos gestores educacionais. Tais desafios parecem ser ainda maiores em se tratando do ensino de matemática. O presente estudo decorre de questionamentos sobre a prática escolar cotidiana e a consequente busca da compreensão das dificuldades enfrentadas por professores e alunos para lidar com o processo de aprendizagem da matemática em sala de aula e sua relação com os estudos teóricos já existentes. Para tanto, nosso trabalho se assenta numa conversa entre a teoria e a prática em que se buscam compreender as dificuldades encontradas por alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos matemáticos em sala de aula e suas relações com a vivência cotidiana. Para tanto, nossa reflexão se faz pela pesquisa bibliográfica sobre a temática e pela análise dos resultados de uma pesquisa e experiência prática realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal no município de Santa Luzia-PB, no ano de 2014." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "DESAFIO, ENSINO-APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID444_29062015195456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS BELARMINO SEGUNDO" "autor_nome_curto" => "CARLOS SEGUNDO" "autor_email" => "carlos.matematica@live.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }