Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PIBID DIVERSIDADE NA ESCOLA DO CAMPO: O CASO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A OBMEP

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMATICA Pôster (PO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11769
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 368
    "inscrito_id" => 1774
    "titulo" => "O PIBID DIVERSIDADE NA ESCOLA DO CAMPO: O CASO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A OBMEP"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O presente trabalho é fruto de atividades realizadas durante a intervenção do subprojeto- Ciências da Natureza e Matemática inserido no PIBID Diversidade da UFCG, que é vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo do CDSA - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, atuando na escola do Campo: José Bonifacio Barbosa de Andrade, localizada no distrito do Pio X, município de Sumé – PB. As ações ocorridas durante as atividades focaram na participação dos bolsistas do PIBID na preparação dos educandos da escola do Campo para realização da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), como também na importância dos mesmos estarem vivenciando a docência  em situações de sala de aula. As atividades desenvolvidas foram "aulões" de resoluções de questões da OBMEP, atividades de grupo com materiais didáticos, e mini simulados. Entendemos que a OBMEP é um projeto importante para escolas básicas, pois tem a finalidade incentivar os jovens educandos a se interessarem pela Matemática, pois sabemos da tamanha aversão que a existe em muitos educandos, porém, precisamos buscar subsídios para amenizarmos essa situação e nesse viés são projetos como o das olimpíadas que incentivam e provocam um estímulo para os desafios em busca do conhecimento.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMATICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID1774_29072015184448.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAIAS PEREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ISAIAS P. A"
    "autor_email" => "isaiasp_araujo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11769
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 368
    "inscrito_id" => 1774
    "titulo" => "O PIBID DIVERSIDADE NA ESCOLA DO CAMPO: O CASO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A OBMEP"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O presente trabalho é fruto de atividades realizadas durante a intervenção do subprojeto- Ciências da Natureza e Matemática inserido no PIBID Diversidade da UFCG, que é vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo do CDSA - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, atuando na escola do Campo: José Bonifacio Barbosa de Andrade, localizada no distrito do Pio X, município de Sumé – PB. As ações ocorridas durante as atividades focaram na participação dos bolsistas do PIBID na preparação dos educandos da escola do Campo para realização da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), como também na importância dos mesmos estarem vivenciando a docência  em situações de sala de aula. As atividades desenvolvidas foram "aulões" de resoluções de questões da OBMEP, atividades de grupo com materiais didáticos, e mini simulados. Entendemos que a OBMEP é um projeto importante para escolas básicas, pois tem a finalidade incentivar os jovens educandos a se interessarem pela Matemática, pois sabemos da tamanha aversão que a existe em muitos educandos, porém, precisamos buscar subsídios para amenizarmos essa situação e nesse viés são projetos como o das olimpíadas que incentivam e provocam um estímulo para os desafios em busca do conhecimento.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMATICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID1774_29072015184448.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAIAS PEREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ISAIAS P. A"
    "autor_email" => "isaiasp_araujo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

RESUMO O presente trabalho é fruto de atividades realizadas durante a intervenção do subprojeto- Ciências da Natureza e Matemática inserido no PIBID Diversidade da UFCG, que é vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo do CDSA - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, atuando na escola do Campo: José Bonifacio Barbosa de Andrade, localizada no distrito do Pio X, município de Sumé – PB. As ações ocorridas durante as atividades focaram na participação dos bolsistas do PIBID na preparação dos educandos da escola do Campo para realização da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), como também na importância dos mesmos estarem vivenciando a docência em situações de sala de aula. As atividades desenvolvidas foram "aulões" de resoluções de questões da OBMEP, atividades de grupo com materiais didáticos, e mini simulados. Entendemos que a OBMEP é um projeto importante para escolas básicas, pois tem a finalidade incentivar os jovens educandos a se interessarem pela Matemática, pois sabemos da tamanha aversão que a existe em muitos educandos, porém, precisamos buscar subsídios para amenizarmos essa situação e nesse viés são projetos como o das olimpíadas que incentivam e provocam um estímulo para os desafios em busca do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.