A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO DESENVOLVIDAS PELO PET-LETRAS UFCG PARA A COMUNIDADE E PARA O FORTALECIMENTO DO GRUPO ENQUANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11497 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 371 "inscrito_id" => 922 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO DESENVOLVIDAS PELO PET-LETRAS UFCG PARA A COMUNIDADE E PARA O FORTALECIMENTO DO GRUPO ENQUANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL" "resumo" => "No meio acadêmico, muitos são os programas e projetos que oferecem diversas possibilidades para que os alunos de graduação possam aprimorar seus conhecimentos. Dentre tais programas, o PET (Programa de Educação Tutorial) foi criado com a finalidade de apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. No caso específico do PET-Letras/ UFCG, as atividades dessa tríade, no ano de 2014, sempre estavam ligadas, de alguma forma, ao eixo central: A infância e suas múltiplas faces. Ao todo foram desenvolvidas nove atividades de ensino, três de pesquisa e sete de extensão. Nos detendo nas atividades que envolvem o ensino, objetivamos, com o presente artigo, descrever quais as atividades de ensino desenvolvidas durante o ano de 2014,analisando as contribuições oriundas delas para a comunidade, seja essa acadêmica ou não, e para a formação da identidade e fortalecimento do grupo PET-Letras/UFCG.Para subsidiar nossa pesquisa, apoiamo-nos nas contribuições teóricas de Geraldi (1996), Leão (1999), Zabala (1998) e no PCN (1998). Os primeiros resultados da análise nos apontam que além de contribuir na formação dos alunos da graduação em letras e demais graduações por meio do apoio acadêmico, e das demais atividades, essas contribuíram também para a própria formação acadêmica e profissional dos integrantes do grupo. Nessas condições, constatamos que com as atividades executadas conseguimos relacionar a teoria com a prática docente, evidenciando uma das necessidades primordiais quando se trata de um curso de licenciatura, em nosso caso, do curso de Letras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ENSINO, UNIVERSIDADE, SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID922_29072015194209.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA PEREIRA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA PEREIRA" "autor_email" => "jessica.pgs2@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11497 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 371 "inscrito_id" => 922 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO DESENVOLVIDAS PELO PET-LETRAS UFCG PARA A COMUNIDADE E PARA O FORTALECIMENTO DO GRUPO ENQUANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL" "resumo" => "No meio acadêmico, muitos são os programas e projetos que oferecem diversas possibilidades para que os alunos de graduação possam aprimorar seus conhecimentos. Dentre tais programas, o PET (Programa de Educação Tutorial) foi criado com a finalidade de apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. No caso específico do PET-Letras/ UFCG, as atividades dessa tríade, no ano de 2014, sempre estavam ligadas, de alguma forma, ao eixo central: A infância e suas múltiplas faces. Ao todo foram desenvolvidas nove atividades de ensino, três de pesquisa e sete de extensão. Nos detendo nas atividades que envolvem o ensino, objetivamos, com o presente artigo, descrever quais as atividades de ensino desenvolvidas durante o ano de 2014,analisando as contribuições oriundas delas para a comunidade, seja essa acadêmica ou não, e para a formação da identidade e fortalecimento do grupo PET-Letras/UFCG.Para subsidiar nossa pesquisa, apoiamo-nos nas contribuições teóricas de Geraldi (1996), Leão (1999), Zabala (1998) e no PCN (1998). Os primeiros resultados da análise nos apontam que além de contribuir na formação dos alunos da graduação em letras e demais graduações por meio do apoio acadêmico, e das demais atividades, essas contribuíram também para a própria formação acadêmica e profissional dos integrantes do grupo. Nessas condições, constatamos que com as atividades executadas conseguimos relacionar a teoria com a prática docente, evidenciando uma das necessidades primordiais quando se trata de um curso de licenciatura, em nosso caso, do curso de Letras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ENSINO, UNIVERSIDADE, SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID922_29072015194209.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA PEREIRA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA PEREIRA" "autor_email" => "jessica.pgs2@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }