Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Palavra-chaves: EJA, CURIOSIDADE, MATEMÁTICA, METODOLOGIA Pôster (PO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11664
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 322
    "inscrito_id" => 394
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA"
    "resumo" => "Uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos atualmente é a falta motivação em aprender Matemática, isso é ocasionado pelo fato dela ser ensinada, na maioria das vezes mecanicamente, esse fator se torna agravante quando é remetido a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pensando nisso, desenvolvemos uma sequência de atividades que objetivam investigar como o uso de metodologias alternativas pode influenciar no processo de ensino e de aprendizagem referentes ao conteúdo de Geometria na EJA. Buscamos, através dessas atividades, mostrar uma possibilidade diferente da tradicional para trabalhar Geometria utilizando várias metodologias como exposição de vídeos, materiais concretos, desafios, entre outros. A cada momento da realização das atividades, os educandos sentiram-se motivos a prender, principalmente movidos pela curiosidade, elas propiciaram um leque de habilidades como por exemplo: atenção, raciocínio lógico, trabalho em grupo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EJA, CURIOSIDADE, MATEMÁTICA, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA13_ID394_22072015132102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS"
    "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11664
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 322
    "inscrito_id" => 394
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA"
    "resumo" => "Uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos atualmente é a falta motivação em aprender Matemática, isso é ocasionado pelo fato dela ser ensinada, na maioria das vezes mecanicamente, esse fator se torna agravante quando é remetido a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pensando nisso, desenvolvemos uma sequência de atividades que objetivam investigar como o uso de metodologias alternativas pode influenciar no processo de ensino e de aprendizagem referentes ao conteúdo de Geometria na EJA. Buscamos, através dessas atividades, mostrar uma possibilidade diferente da tradicional para trabalhar Geometria utilizando várias metodologias como exposição de vídeos, materiais concretos, desafios, entre outros. A cada momento da realização das atividades, os educandos sentiram-se motivos a prender, principalmente movidos pela curiosidade, elas propiciaram um leque de habilidades como por exemplo: atenção, raciocínio lógico, trabalho em grupo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EJA, CURIOSIDADE, MATEMÁTICA, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA13_ID394_22072015132102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS"
    "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos atualmente é a falta motivação em aprender Matemática, isso é ocasionado pelo fato dela ser ensinada, na maioria das vezes mecanicamente, esse fator se torna agravante quando é remetido a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pensando nisso, desenvolvemos uma sequência de atividades que objetivam investigar como o uso de metodologias alternativas pode influenciar no processo de ensino e de aprendizagem referentes ao conteúdo de Geometria na EJA. Buscamos, através dessas atividades, mostrar uma possibilidade diferente da tradicional para trabalhar Geometria utilizando várias metodologias como exposição de vídeos, materiais concretos, desafios, entre outros. A cada momento da realização das atividades, os educandos sentiram-se motivos a prender, principalmente movidos pela curiosidade, elas propiciaram um leque de habilidades como por exemplo: atenção, raciocínio lógico, trabalho em grupo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.