Unir e escola e sociedade é tarefa desafiadora para o ensino, mais que necessária é primordial para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem. A linguagem, como elemento primeiro de mediação entre os sujeitos e o mundo, se faz presente nos estudos gramaticais, sendo estes de suma importância para o domínio dos falantes sobre o discurso. Objetivamos, por meio do presente trabalho, desenvolver uma atividade em sala de aula que possibilite encontrar uma definição de sujeito oracional que venha a se adequar mais às especificidades do termo, conceituado ao longo dos anos por gramáticos como Perini (2007) e Bechara (2009), considerando a construção da oração na voz passiva, e observar a relação estabelecida entre o conceito de sujeito e o seu uso. Trabalho esse, realizado de forma dinâmica e interativa, usando conteúdos que fazem parte do cotidiano dos alunos, para que se tenha um método de ensino enquadrado na abordagem sociointeracionista Vygotskyana. Uma vez que a linguagem é a protagonista da interação entre ser humano e sociedade, procuramos fazer com que os alunos reflitam a respeito de temas que envolvem sua cultura e se envolvam no estudo gramatical como uma forma de entender tanto as próprias regras da língua, como de que forma essas regras influenciam o convívio social das pessoas, construindo cidadãos conhecedores e defensores de seus direitos e deveres na sociedade.