O presente painel demonstra três Propostas de Intervenção Pedagógica (PIP), partes integrantes e requisito necessário para a conclusão do processo de formação do Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica promovido pela Universidade Aberta do Brasil em convênio com o Instituto Federal da Paraíba durante o período de 2021-2023. As PIPs passeiam por três áreas do conhecimento, Meio ambiente, Empreendedorismo e Geotecnologias, e apresentam o passo a passo de atividades práticas que mesclam interdisciplinaridade, Ensino Profissional e Tecnológico (EPT), disciplinas técnicas e propedêuticas, em associação com metodologias ativas da aprendizagem, aprendizagem centrada no aluno e por pares, estudo de caso, aprendizagem baseada em problemas/projetos, ferramentas digitais, tornando o processo de produção de conhecimento mais significativo. Os resultados relatam possibilidades em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Subsequente de Multimídia e Meio Ambiente no Instituto Federal da Paraíba, Campus Cabedelo, porém podem ser adaptados para outros cursos e níveis de formação em qualquer localidade. As avaliações das PIPs nos permitem concluir que o amálgama entre atividades da área técnica e a propedêutica transformam os ambientes de aprendizagem do ensino profissional tornando-o mais significativo, motivador – intrínseca e extrinsecamente –, tanto para discentes quanto para docentes, ressignificando a formação técnica e preparando o aluno para o mercado de trabalho. O ato de aprender fazendo recupera a escola como espaço de formação cidadã, criativa, colaborativa e crítica, aproximando inovação e educação, tendências necessárias do século XXI.