Este Painel congrega três textos que abordam sobre o curso de Pedagogia em três focos de análise distintos. O primeiro trabalho investiga como a Pedagogia e seus saberes são representados nas Diretrizes Curriculares Nacionais, no caso específico as Resoluções, compreendendo seus saberes como campo de conhecimento, profissão ou curso. A ausência identificada nos documentos curriculares suscita preocupações em relação ao destino e a identidade profissional do curso. O segundo trabalho analisará dados sobre o perfil socioeconômico e religioso de estudantes de Pedagogia da UFPR, comparando elementos de 2012 e 2022, coletados por meio de questionários respondidos por ingressantes do curso nos respectivos anos. Com base nos estudos de Pierre Bourdieu, conclui que o curso continua predominantemente feminino, jovem, cujos pais e avós possuem pouca escolarização e provenientes de escolas públicas, com queda na renda familiar e aumento do número de estudantes sem filiação religiosa. O terceiro trabalho focaliza os estudos no estágio supervisionado ressaltando sua importância na formação docente. A lente de análise deste estudo é a supervisão, mais especificamente as contribuições do estágio na aprendizagem docente de formadores. Tem como defesa de o estágio é lócus de aprendizagem não só para os estagiários, mas também para os supervisores das escolas de educação básica e para os professores formadores das IES em uma perspectiva de troca de saberes e da integração universidade e escola básica. Os dados revelam a relevância de se desenvolver estudos que coloquem a Pedagogia no centro das investigações.