O CURSO DE PEDAGOGIA EM QUESTÃO: NA PERSPECTIVA DOS DOCUMENTOS CURRICULARES, DOS PERFIS ESTUDANTIS E DAS PRÁTICAS DE ESTÁGIO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116455 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 757 "inscrito_id" => 1234 "titulo" => "O CURSO DE PEDAGOGIA EM QUESTÃO: NA PERSPECTIVA DOS DOCUMENTOS CURRICULARES, DOS PERFIS ESTUDANTIS E DAS PRÁTICAS DE ESTÁGIO" "resumo" => "Este Painel congrega três textos que abordam sobre o curso de Pedagogia em três focos de análise distintos. O primeiro trabalho investiga como a Pedagogia e seus saberes são representados nas Diretrizes Curriculares Nacionais, no caso específico as Resoluções, compreendendo seus saberes como campo de conhecimento, profissão ou curso. A ausência identificada nos documentos curriculares suscita preocupações em relação ao destino e a identidade profissional do curso. O segundo trabalho analisará dados sobre o perfil socioeconômico e religioso de estudantes de Pedagogia da UFPR, comparando elementos de 2012 e 2022, coletados por meio de questionários respondidos por ingressantes do curso nos respectivos anos. Com base nos estudos de Pierre Bourdieu, conclui que o curso continua predominantemente feminino, jovem, cujos pais e avós possuem pouca escolarização e provenientes de escolas públicas, com queda na renda familiar e aumento do número de estudantes sem filiação religiosa. O terceiro trabalho focaliza os estudos no estágio supervisionado ressaltando sua importância na formação docente. A lente de análise deste estudo é a supervisão, mais especificamente as contribuições do estágio na aprendizagem docente de formadores. Tem como defesa de o estágio é lócus de aprendizagem não só para os estagiários, mas também para os supervisores das escolas de educação básica e para os professores formadores das IES em uma perspectiva de troca de saberes e da integração universidade e escola básica. Os dados revelam a relevância de se desenvolver estudos que coloquem a Pedagogia no centro das investigações." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1234_TB757_10102024223327.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA PATRÍCIO DELGADO" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adrypatry@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116455 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 757 "inscrito_id" => 1234 "titulo" => "O CURSO DE PEDAGOGIA EM QUESTÃO: NA PERSPECTIVA DOS DOCUMENTOS CURRICULARES, DOS PERFIS ESTUDANTIS E DAS PRÁTICAS DE ESTÁGIO" "resumo" => "Este Painel congrega três textos que abordam sobre o curso de Pedagogia em três focos de análise distintos. O primeiro trabalho investiga como a Pedagogia e seus saberes são representados nas Diretrizes Curriculares Nacionais, no caso específico as Resoluções, compreendendo seus saberes como campo de conhecimento, profissão ou curso. A ausência identificada nos documentos curriculares suscita preocupações em relação ao destino e a identidade profissional do curso. O segundo trabalho analisará dados sobre o perfil socioeconômico e religioso de estudantes de Pedagogia da UFPR, comparando elementos de 2012 e 2022, coletados por meio de questionários respondidos por ingressantes do curso nos respectivos anos. Com base nos estudos de Pierre Bourdieu, conclui que o curso continua predominantemente feminino, jovem, cujos pais e avós possuem pouca escolarização e provenientes de escolas públicas, com queda na renda familiar e aumento do número de estudantes sem filiação religiosa. O terceiro trabalho focaliza os estudos no estágio supervisionado ressaltando sua importância na formação docente. A lente de análise deste estudo é a supervisão, mais especificamente as contribuições do estágio na aprendizagem docente de formadores. Tem como defesa de o estágio é lócus de aprendizagem não só para os estagiários, mas também para os supervisores das escolas de educação básica e para os professores formadores das IES em uma perspectiva de troca de saberes e da integração universidade e escola básica. Os dados revelam a relevância de se desenvolver estudos que coloquem a Pedagogia no centro das investigações." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1234_TB757_10102024223327.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA PATRÍCIO DELGADO" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adrypatry@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }