CIDADE FICTÍCIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE GEOGRAFIA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116236 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 447 "inscrito_id" => 1376 "titulo" => "CIDADE FICTÍCIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Este artigo objetiva apresentar a proposta metodológica utilizada na implementação do conteúdo "desigualdades sociais no meio urbano" em aulas de Geografia, nas quais os alunos foram desafiados a criar uma cidade fictícia. Os sujeitos participantes são estudantes da segunda série do Ensino Médio de um colégio público no Paraná. Para refletir sobre o meio urbano trouxemos Lefebvre (2004 e 2008), para a análise dos resultados na perspectiva da abordagem fenomenológica hermenêutica fundamentamo-nos nos autores Edmund Husserl (2000), Hans-Georg Gadamer (1999), Gamboa (2018), Albuquerque e Portilho (2022), enfatizando a interação entre sujeito (aluno) e objeto (cidade fictícia), com intenção de compreender as dinâmicas sociais e refletir sobre as realidades urbanas. Incluíram-se aulas expositivas e dialogadas sobre desigualdades, seguidas pela criação da cidade fictícia, onde os alunos realizaram pesquisas sobre características geográficas, tipos de desigualdades e formas de violência predominantes. Os resultados demonstraram que os alunos não apenas absorveram conhecimento teórico, mas a tarefa de criarem as cidades proporcionou a eles um ambiente de aprendizagem dinâmico e estimulante, onde os alunos se tornaram agentes ativos na construção de soluções para problemas sociais complexos. Essa proposta sinaliza a eficácia de metodologias que promovam a reflexão crítica dos alunos, um exercício que não apenas os envolveu na construção do conhecimento, mas também aumentou significativamente seu engajamento com o tema, que cultivou uma consciência reflexiva em relação aos desafios sociais enfrentados nas áreas urbanas." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1376_TB447_17092024232809.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÔNIA MARIA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Sônia Carvalho" "autor_email" => "scarvalho@escola.pr.gov.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116236 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 447 "inscrito_id" => 1376 "titulo" => "CIDADE FICTÍCIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Este artigo objetiva apresentar a proposta metodológica utilizada na implementação do conteúdo "desigualdades sociais no meio urbano" em aulas de Geografia, nas quais os alunos foram desafiados a criar uma cidade fictícia. Os sujeitos participantes são estudantes da segunda série do Ensino Médio de um colégio público no Paraná. Para refletir sobre o meio urbano trouxemos Lefebvre (2004 e 2008), para a análise dos resultados na perspectiva da abordagem fenomenológica hermenêutica fundamentamo-nos nos autores Edmund Husserl (2000), Hans-Georg Gadamer (1999), Gamboa (2018), Albuquerque e Portilho (2022), enfatizando a interação entre sujeito (aluno) e objeto (cidade fictícia), com intenção de compreender as dinâmicas sociais e refletir sobre as realidades urbanas. Incluíram-se aulas expositivas e dialogadas sobre desigualdades, seguidas pela criação da cidade fictícia, onde os alunos realizaram pesquisas sobre características geográficas, tipos de desigualdades e formas de violência predominantes. Os resultados demonstraram que os alunos não apenas absorveram conhecimento teórico, mas a tarefa de criarem as cidades proporcionou a eles um ambiente de aprendizagem dinâmico e estimulante, onde os alunos se tornaram agentes ativos na construção de soluções para problemas sociais complexos. Essa proposta sinaliza a eficácia de metodologias que promovam a reflexão crítica dos alunos, um exercício que não apenas os envolveu na construção do conhecimento, mas também aumentou significativamente seu engajamento com o tema, que cultivou uma consciência reflexiva em relação aos desafios sociais enfrentados nas áreas urbanas." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1376_TB447_17092024232809.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÔNIA MARIA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Sônia Carvalho" "autor_email" => "scarvalho@escola.pr.gov.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }