O presente painel apresenta três trabalhos voltados para formação de cidadãos críticos para assumirem o compromisso de construir uma sociedade baseada nos princípios da ética, emancipação e igualdade social. O primeiro trabalho vincula-se em compreender o movimento da unidade dialética de apropriação-objetivação no processo da constituição do pensamento teórico-científico por parte do estudante. Logo, busca-se desvelar como a teoria do ensino desenvolvimental, pautada pela lógica dialética, pode desencadear o desenvolvimento do pensamento teórico científico a partir do conceito energia. O segundo e o terceiro trabalho são bem semelhantes, pois, buscou-se compreender quais as contribuições da Pedagogia-Histórico-Crítica no ensino de Matemática a crianças alfabetizandas no 1º ano do Ensino Fundamental I e crianças de 5º ano a partir de uma intervenção fundamentada nessa pedagogia. Os participantes das pesquisas são alunos do Ensino Fundamental I de escolas de Rede pública de ensino na cidade de Jataí-Goiás. A partir dos referenciais teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético e da psicologia histórico-cultural, este trabalho pautou-se nos instrumentos de observações e registros em sala de aula e entrevistas semiestruturadas com participantes dos projetos de ensino, questionários com familiares e gravação de vídeos de aulas. Por fim, os resultados revelaram que é possível ensinar os filhos da classe trabalhadora a partir de uma concepção de mundo crítica e contra-hegemônica, pode produzir transformações tanto no plano da consciência quanto no plano da realidade histórica dos alunos.