PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FUNDAMENTADAS NO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: ENSINO DESENVOLVIMENTAL E PEGAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116309 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 541 "inscrito_id" => 465 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FUNDAMENTADAS NO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: ENSINO DESENVOLVIMENTAL E PEGAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA" "resumo" => "O presente painel apresenta três trabalhos voltados para formação de cidadãos críticos para assumirem o compromisso de construir uma sociedade baseada nos princípios da ética, emancipação e igualdade social. O primeiro trabalho vincula-se em compreender o movimento da unidade dialética de apropriação-objetivação no processo da constituição do pensamento teórico-científico por parte do estudante. Logo, busca-se desvelar como a teoria do ensino desenvolvimental, pautada pela lógica dialética, pode desencadear o desenvolvimento do pensamento teórico científico a partir do conceito energia. O segundo e o terceiro trabalho são bem semelhantes, pois, buscou-se compreender quais as contribuições da Pedagogia-Histórico-Crítica no ensino de Matemática a crianças alfabetizandas no 1º ano do Ensino Fundamental I e crianças de 5º ano a partir de uma intervenção fundamentada nessa pedagogia. Os participantes das pesquisas são alunos do Ensino Fundamental I de escolas de Rede pública de ensino na cidade de Jataí-Goiás. A partir dos referenciais teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético e da psicologia histórico-cultural, este trabalho pautou-se nos instrumentos de observações e registros em sala de aula e entrevistas semiestruturadas com participantes dos projetos de ensino, questionários com familiares e gravação de vídeos de aulas. Por fim, os resultados revelaram que é possível ensinar os filhos da classe trabalhadora a partir de uma concepção de mundo crítica e contra-hegemônica, pode produzir transformações tanto no plano da consciência quanto no plano da realidade histórica dos alunos." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID465_TB541_15072024104301.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEON DE ASSIS SILVA" "autor_nome_curto" => "LEON" "autor_email" => "leon.evril@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116309 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 541 "inscrito_id" => 465 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FUNDAMENTADAS NO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: ENSINO DESENVOLVIMENTAL E PEGAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA" "resumo" => "O presente painel apresenta três trabalhos voltados para formação de cidadãos críticos para assumirem o compromisso de construir uma sociedade baseada nos princípios da ética, emancipação e igualdade social. O primeiro trabalho vincula-se em compreender o movimento da unidade dialética de apropriação-objetivação no processo da constituição do pensamento teórico-científico por parte do estudante. Logo, busca-se desvelar como a teoria do ensino desenvolvimental, pautada pela lógica dialética, pode desencadear o desenvolvimento do pensamento teórico científico a partir do conceito energia. O segundo e o terceiro trabalho são bem semelhantes, pois, buscou-se compreender quais as contribuições da Pedagogia-Histórico-Crítica no ensino de Matemática a crianças alfabetizandas no 1º ano do Ensino Fundamental I e crianças de 5º ano a partir de uma intervenção fundamentada nessa pedagogia. Os participantes das pesquisas são alunos do Ensino Fundamental I de escolas de Rede pública de ensino na cidade de Jataí-Goiás. A partir dos referenciais teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético e da psicologia histórico-cultural, este trabalho pautou-se nos instrumentos de observações e registros em sala de aula e entrevistas semiestruturadas com participantes dos projetos de ensino, questionários com familiares e gravação de vídeos de aulas. Por fim, os resultados revelaram que é possível ensinar os filhos da classe trabalhadora a partir de uma concepção de mundo crítica e contra-hegemônica, pode produzir transformações tanto no plano da consciência quanto no plano da realidade histórica dos alunos." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID465_TB541_15072024104301.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEON DE ASSIS SILVA" "autor_nome_curto" => "LEON" "autor_email" => "leon.evril@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }