ATELIÊ DOS NÚMEROS: FAZENDO MATEMÁTICA NO ENSINO, NA PESQUISA E NA EXTENSÃO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116448 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 748 "inscrito_id" => 2577 "titulo" => "ATELIÊ DOS NÚMEROS: FAZENDO MATEMÁTICA NO ENSINO, NA PESQUISA E NA EXTENSÃO" "resumo" => "O presente trabalho expõe as ações de ensino, pesquisa e extensão do projeto indissociável Ateliê dos Números. Este tem como objetivo apoiar a formação inicial, profissional e cidadã dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, permitindo a reflexão e a produção do conhecimento sobre a prática docente, especialmente, sobre a concepção, elaboração, utilização e avaliação de materiais didáticos (jogos físicos e digitais e materiais lúdico-manipulativos) que contemplem os campos de experiência da Educação Infantil e as habilidades da área da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, a abordagem metodológica empregada no projeto é de caráter qualitativo, a partir de pesquisa etnográfica, envolvendo a aproximação dos acadêmicos à realidade escolar; identificação, seleção, elaboração, utilização e avaliação de materiais didáticos. A elaboração dos materiais didáticos ocorre a partir da identificação dos temas geradores em atividades interdisciplinares dos componentes curriculares do curso e das demandas evidenciadas pelos participantes, a partir da análise da realidade, durante a realização das práticas e dos Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios em escolas de Educação Básica. Posteriormente, os materiais didáticos são catalogados em site e disponibilizados para empréstimo e utilização por meio do "Laboratório Didático de Ensino, Pesquisa e Extensão (LaDEPEx)". Finalmente, a realização da análise das ações desenvolvidas no Ateliê dos Números possibilita desenvolver investigações da e na escola a fim de contribuir para as investigações sobre as docências e a importância da qualificação dos materiais didáticos e das práticas pedagógicas para promover a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos de forma significativa pelos estudantes." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2577_TB748_19092024105238.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA FERREIRA BOEIRA" "autor_nome_curto" => "Adriana Ferreir" "autor_email" => "adriana.boeira@vacaria.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116448 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 748 "inscrito_id" => 2577 "titulo" => "ATELIÊ DOS NÚMEROS: FAZENDO MATEMÁTICA NO ENSINO, NA PESQUISA E NA EXTENSÃO" "resumo" => "O presente trabalho expõe as ações de ensino, pesquisa e extensão do projeto indissociável Ateliê dos Números. Este tem como objetivo apoiar a formação inicial, profissional e cidadã dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, permitindo a reflexão e a produção do conhecimento sobre a prática docente, especialmente, sobre a concepção, elaboração, utilização e avaliação de materiais didáticos (jogos físicos e digitais e materiais lúdico-manipulativos) que contemplem os campos de experiência da Educação Infantil e as habilidades da área da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, a abordagem metodológica empregada no projeto é de caráter qualitativo, a partir de pesquisa etnográfica, envolvendo a aproximação dos acadêmicos à realidade escolar; identificação, seleção, elaboração, utilização e avaliação de materiais didáticos. A elaboração dos materiais didáticos ocorre a partir da identificação dos temas geradores em atividades interdisciplinares dos componentes curriculares do curso e das demandas evidenciadas pelos participantes, a partir da análise da realidade, durante a realização das práticas e dos Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios em escolas de Educação Básica. Posteriormente, os materiais didáticos são catalogados em site e disponibilizados para empréstimo e utilização por meio do "Laboratório Didático de Ensino, Pesquisa e Extensão (LaDEPEx)". Finalmente, a realização da análise das ações desenvolvidas no Ateliê dos Números possibilita desenvolver investigações da e na escola a fim de contribuir para as investigações sobre as docências e a importância da qualificação dos materiais didáticos e das práticas pedagógicas para promover a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos de forma significativa pelos estudantes." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2577_TB748_19092024105238.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA FERREIRA BOEIRA" "autor_nome_curto" => "Adriana Ferreir" "autor_email" => "adriana.boeira@vacaria.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }