Este painel busca articular resultados de três pesquisas que tiveram como foco políticas e ações voltadas para a aprendizagem da docência, sobretudo, no início da carreira, sejam no âmbito da formação inicial ou continuada. O primeiro trabalho teve por objetivo analisar o Programa de Residência Pedagógica (PRP), tendo o “ciclo de políticas públicas” como fio condutor e em articulação com as concepções de “terceiro espaço” e desenvolvimento profissional. O segundo trabalho teve por objetivo analisar ações voltadas para a indução profissional e a formação em serviço, em escolas públicas do Rio de Janeiro e dirigidas aos docentes que ingressaram na rede em 2021/2022. O terceiro teve como objetivo analisar as contribuições da pesquisa-formação no processo de inserção profissional de professores iniciantes, ingressantes do atendimento educacional especializado (AEE), em sala de recursos multifuncionais. Teve como foco a colaboração entre professoras iniciantes, ingressantes e experientes de uma rede municipal de ensino, no estado de São Paulo. O diálogo teórico se dá, com autores que discutem a aprendizagem da docência, sobretudo quando no início da carreira (Marcelo, Nóvoa, Tardif, André, Imbernón). As discussões trazidas por essas três perspectivas, organizadas aqui, do contexto mais amplo (nacional) para o mais específico, demonstram a importância do apoio e acompanhamento dos professores que iniciam na docência e suscitam a reflexão acerca das potencialidades de programas e políticas de indução profissional voltados para uma formação que contribua para o desenvolvimento profissional.