Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

DESAFIOS DA INSERÇÃO DOCENTE NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: RELATOS DE UMA PROFESSORA

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116089
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 224
    "inscrito_id" => 1330
    "titulo" => "DESAFIOS DA INSERÇÃO DOCENTE NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: RELATOS DE UMA PROFESSORA"
    "resumo" => "O trabalho é parte dos dados de uma pesquisa de mestrado profissional de natureza qualitativa desenvolvida em uma universidade pública com apoio da metodologia narrativa autobiográfica. O trabalho discute, a partir de autores como Cruz, Maia e Lontra (2021), e Marcelo Garcia (1999) a importância de programas de Indução Docente, como política pública, que propiciem ações de assistência sistematizada ao professor iniciante na profissão. Especificamente, trata dos desafios do professor ingressante na profissão em atuação no sistema socioeducativo a partir da experiência docente de uma jovem professora que inicia a carreira como professora designada numa escola pertencente ao sistema socioeducativo."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID1330_TB224_21062024151347.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA GONÇALVES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Maria Clara"
    "autor_email" => "martinsmariac@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116089
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 224
    "inscrito_id" => 1330
    "titulo" => "DESAFIOS DA INSERÇÃO DOCENTE NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: RELATOS DE UMA PROFESSORA"
    "resumo" => "O trabalho é parte dos dados de uma pesquisa de mestrado profissional de natureza qualitativa desenvolvida em uma universidade pública com apoio da metodologia narrativa autobiográfica. O trabalho discute, a partir de autores como Cruz, Maia e Lontra (2021), e Marcelo Garcia (1999) a importância de programas de Indução Docente, como política pública, que propiciem ações de assistência sistematizada ao professor iniciante na profissão. Especificamente, trata dos desafios do professor ingressante na profissão em atuação no sistema socioeducativo a partir da experiência docente de uma jovem professora que inicia a carreira como professora designada numa escola pertencente ao sistema socioeducativo."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID1330_TB224_21062024151347.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA GONÇALVES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Maria Clara"
    "autor_email" => "martinsmariac@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho é parte dos dados de uma pesquisa de mestrado profissional de natureza qualitativa desenvolvida em uma universidade pública com apoio da metodologia narrativa autobiográfica. O trabalho discute, a partir de autores como Cruz, Maia e Lontra (2021), e Marcelo Garcia (1999) a importância de programas de Indução Docente, como política pública, que propiciem ações de assistência sistematizada ao professor iniciante na profissão. Especificamente, trata dos desafios do professor ingressante na profissão em atuação no sistema socioeducativo a partir da experiência docente de uma jovem professora que inicia a carreira como professora designada numa escola pertencente ao sistema socioeducativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.