PERCURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CONTEXTOS HETEROGÊNEOS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116447 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 747 "inscrito_id" => 1747 "titulo" => "PERCURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CONTEXTOS HETEROGÊNEOS" "resumo" => "Os trabalhos deste painel tratam dos percursos de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, destacando práticas pedagógicas em contextos heterogêneos no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). O artigo “Avaliação formativa da alfabetização: fundamentos, práticas pedagógicas e metodologias” tem como tema a avaliação da aprendizagem na alfabetização e apresenta uma prática pedagógica em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental no ano de 2023 a partir do instrumento avaliativo “Bloco de Evolução da Escrita”. A pesquisa demonstrou a relevância de acompanhar o processo de aprendizagem de maneira contínua para o planejamento de atividades de ensino e intervenções adaptadas às necessidades das crianças. O trabalho “O reconhecimento de um percurso de aprendizagem diferenciado: a perspectiva inclusiva no contexto do 5º ano do Ensino Fundamental” compartilha o estudo de caso de uma estudante com deficiência intelectual, evidenciando as reflexões, as dificuldades, os desafios e os avanços que foram sendo construídos durante esta prática. As autoras afirmam que é preciso oferecer um currículo acessível que esteja em consonância às especificidades de aprendizagem e com o percurso que o estudante vai construindo. O estudo intitulado “Aprender a ser professor: a escola como lugar de formação no contexto da formação inicial” reflete sobre a formação inicial de professores e as práticas de bolsas de monitoria na perspectiva inclusiva. A análise do currículo dos cursos de Licenciatura da UFRGS aponta lacunas em disciplinas voltadas para a educação especial, evidenciando o papel formativo do CAp/UFRGS." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1747_TB747_10102024112126.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA VENAFRE PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Mariana Venafre" "autor_email" => "marianavenafre@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116447 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 747 "inscrito_id" => 1747 "titulo" => "PERCURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CONTEXTOS HETEROGÊNEOS" "resumo" => "Os trabalhos deste painel tratam dos percursos de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, destacando práticas pedagógicas em contextos heterogêneos no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). O artigo “Avaliação formativa da alfabetização: fundamentos, práticas pedagógicas e metodologias” tem como tema a avaliação da aprendizagem na alfabetização e apresenta uma prática pedagógica em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental no ano de 2023 a partir do instrumento avaliativo “Bloco de Evolução da Escrita”. A pesquisa demonstrou a relevância de acompanhar o processo de aprendizagem de maneira contínua para o planejamento de atividades de ensino e intervenções adaptadas às necessidades das crianças. O trabalho “O reconhecimento de um percurso de aprendizagem diferenciado: a perspectiva inclusiva no contexto do 5º ano do Ensino Fundamental” compartilha o estudo de caso de uma estudante com deficiência intelectual, evidenciando as reflexões, as dificuldades, os desafios e os avanços que foram sendo construídos durante esta prática. As autoras afirmam que é preciso oferecer um currículo acessível que esteja em consonância às especificidades de aprendizagem e com o percurso que o estudante vai construindo. O estudo intitulado “Aprender a ser professor: a escola como lugar de formação no contexto da formação inicial” reflete sobre a formação inicial de professores e as práticas de bolsas de monitoria na perspectiva inclusiva. A análise do currículo dos cursos de Licenciatura da UFRGS aponta lacunas em disciplinas voltadas para a educação especial, evidenciando o papel formativo do CAp/UFRGS." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1747_TB747_10102024112126.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA VENAFRE PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Mariana Venafre" "autor_email" => "marianavenafre@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }