O presente painel, inspirado nos contributos da pesquisa (auto)biográfica, objetiva refletir sobre o potencial crítico e emancipatório que emerge das experiências formativas desenvolvidas no âmbito dos Estágios Curriculares Supervisionados em cursos de licenciatura de três instituições de ensino situadas no Estado do Ceará. O primeiro trabalho, intitulado “Os Estágios Supervisionados e a escrita de diários: tecituras entre reflexividade, autoria e práxis docente” tem como objetivo compreender os contributos produzidos pelo exercício de autoria, realizado por estagiários por meio da elaboração de narrativas em diários de formação, visando o desenvolvimento da práxis docente. O segundo trabalho, que recebe o título “Nas asas da formação docente: os voos das experiências de professores orientadores no estágio supervisionado” objetiva compreender, a partir de narrativas de professores orientadores, as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação e a identidade docente no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, Ceará. O terceiro trabalho, denominado “O estágio supervisionado na formação de licenciandos de Letras – Língua Inglesa da Fecli/Uece: reflexões sobre a identidade docente e a escola na atualidade”, objetiva refletir, a partir de narrativas construídas por estagiários do curso de Letras - Língua Inglesa da FECLI/UECE, sobre a construção da identidade do futuro professor de inglês e o modo como os estudantes percebem a escola na atualidade. Os estudos apontam que na medida em que o Estágio Supervisionado recorre aos elementos epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica, estimulando a produção e o compartilhamento de narrativas orais e escritas, se fortalece como eixo central dos currículos dos cursos de licenciatura, afirmando, dessa maneira, o seu potencial emancipatório.