PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O PARFOR E O PIBID NA CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA EDUCACIONAL CRÍTICA E EMANCIPADORA
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Para estes estudos utilizamos como referencial teórico os seguintes autores: Faraco e Tezza (2013), Dionísio e Vasconcelos (2013), Leite (2021), Nalbert (2023), Arroyo (2011), Freire (1996; 2016) e Candau (2016). Os resultados dos estudos apontam que, embora a organização curricular para o ensino de Português Instrumental, Filosofia e Pedagogia, nessas pesquisas em particulares, seja planejada por agentes que ocupam uma posição privilegiada na ordem discursiva, é possível adotar outras lógicas de organização do currículo, que sejam menos colonizadoras, capaz de compreender e relacionar ciência, cultura, modos de vida e as particularidades dos sujeitos em processo de escolarização durante as práticas pedagógicas futuras. Contribuindo, dessa maneira, para uma formação humana crítica e emancipatória no percurso da jornada acadêmica." 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