MENEZES, Lídia De Sousa et al.. . Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/116420>. Acesso em: 23/12/2024 03:47
Sabemos que a educação pública no Brasil é um direito assegurado e destinado a todos e que faz parte de um processo de produção que constroem tipos de sociedades. Portanto estudar, refletir e interrogar sobre a educação brasileira deve ser um exercício constante, no que tange ao estabelecimento de teorias, práticas, projetos, políticas públicas, diversidade e leis. As conjunturas de preconceitos, racismo e antirracismo em nosso país, acompanham a sua própria história de nação, pois são heranças deixadas desde o período colonial através da escravidão. Assim sendo a educação tem um papel muito importante e significativo para contrapor e reparar as mazelas deixadas em nossa sociedade, pois ela se apresenta como uma chave, um horizonte norteador. A lei 10.639/03, surge como objeto principal deste trabalho e através dela buscaremos as concepções de professores em início de carreira para a construção de suas práticas pedagógicas no cenário da educação e enquanto políticas públicas de estado que tenham a função de preparar os docentes como agentes de transformação. O desenvolvimento metodológico dessa pesquisa ocorrerá de maneira sistematizada, utilizando uma abordagem comunicativa crítica, se trata de uma metodologia com compromisso de transformação e que luta contra as desigualdades e a exclusão social. Nossa base teórica é pautada em referências e em estudiosos que tenham concepções e olhares voltados a teoria crítica e que apontam a importância da decolonialidade para romper com padrões impostos e com paradigmas antigos.