Este painel apresenta três pesquisas que investigam aspectos da prática e da formação de professores. A pesquisa "A Inovação na Política Curricular da Base Nacional Comum para Formação de Professores (BNC-Formação) e os Caminhos para uma Concepção Crítica de Inovação" analisa a BNC-Formação sob uma perspectiva crítica de inovação. A análise documental das diretrizes da Resolução CNE/CP 02/2019 e do Parecer CNE/CP 02/2019, fundamentada em Sebarroja, Masetto, Pacheco, André, Curado Silva e Saviani, revela que a BNC-Formação visa ajustar o ensino escolar às exigências do neoliberalismo. O artigo "Epistemologia da Práxis na Formação de Professores: A Concretude do Ser Professora-Professor na Mediação do Nó Dialético Gênero, Raça e Classe" busca compreender como as mediações de gênero, raça e classe influenciam o trabalho docente. Por meio de narrativas e utilizando o materialismo histórico-dialético, a análise identifica três categorias: (i) Querer ser professora/professor, (ii) Estar professora/professor, e (iii) O vir a ser professora/professor. Os resultados apontam para a necessidade contextualizar a formação de professores, considerando o nó dialético gênero, raça e classe. A pesquisa "Extensão Acadêmica e Práxis Educativa: Possibilidades para o Trabalho Docente" investiga a extensão como uma prática educativa que integra saberes acadêmicos e populares. Utilizando a técnica de grupo de discussão para promover o diálogo entre os participantes, a pesquisa se fundamenta nos teóricos Saviani, Antunes, Oliveira e Vázquez. Os dados revelam possibilidades para tomada de consciência sobre a extensão, alinhada à Pedagogia Histórico-Crítica. Cada estudo traz posicionamento crítico em defesa da formação de professores em uma perspectiva emancipadora.