PRÁXIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DOCENTE
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116228 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 437 "inscrito_id" => 1530 "titulo" => "PRÁXIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DOCENTE" "resumo" => "Este painel apresenta três pesquisas que investigam aspectos da prática e da formação de professores. A pesquisa "A Inovação na Política Curricular da Base Nacional Comum para Formação de Professores (BNC-Formação) e os Caminhos para uma Concepção Crítica de Inovação" analisa a BNC-Formação sob uma perspectiva crítica de inovação. A análise documental das diretrizes da Resolução CNE/CP 02/2019 e do Parecer CNE/CP 02/2019, fundamentada em Sebarroja, Masetto, Pacheco, André, Curado Silva e Saviani, revela que a BNC-Formação visa ajustar o ensino escolar às exigências do neoliberalismo. O artigo "Epistemologia da Práxis na Formação de Professores: A Concretude do Ser Professora-Professor na Mediação do Nó Dialético Gênero, Raça e Classe" busca compreender como as mediações de gênero, raça e classe influenciam o trabalho docente. Por meio de narrativas e utilizando o materialismo histórico-dialético, a análise identifica três categorias: (i) Querer ser professora/professor, (ii) Estar professora/professor, e (iii) O vir a ser professora/professor. Os resultados apontam para a necessidade contextualizar a formação de professores, considerando o nó dialético gênero, raça e classe. A pesquisa "Extensão Acadêmica e Práxis Educativa: Possibilidades para o Trabalho Docente" investiga a extensão como uma prática educativa que integra saberes acadêmicos e populares. Utilizando a técnica de grupo de discussão para promover o diálogo entre os participantes, a pesquisa se fundamenta nos teóricos Saviani, Antunes, Oliveira e Vázquez. Os dados revelam possibilidades para tomada de consciência sobre a extensão, alinhada à Pedagogia Histórico-Crítica. Cada estudo traz posicionamento crítico em defesa da formação de professores em uma perspectiva emancipadora." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1530_TB437_10102024002613.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO SANTOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "nandounb18@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116228 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 437 "inscrito_id" => 1530 "titulo" => "PRÁXIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DOCENTE" "resumo" => "Este painel apresenta três pesquisas que investigam aspectos da prática e da formação de professores. A pesquisa "A Inovação na Política Curricular da Base Nacional Comum para Formação de Professores (BNC-Formação) e os Caminhos para uma Concepção Crítica de Inovação" analisa a BNC-Formação sob uma perspectiva crítica de inovação. A análise documental das diretrizes da Resolução CNE/CP 02/2019 e do Parecer CNE/CP 02/2019, fundamentada em Sebarroja, Masetto, Pacheco, André, Curado Silva e Saviani, revela que a BNC-Formação visa ajustar o ensino escolar às exigências do neoliberalismo. O artigo "Epistemologia da Práxis na Formação de Professores: A Concretude do Ser Professora-Professor na Mediação do Nó Dialético Gênero, Raça e Classe" busca compreender como as mediações de gênero, raça e classe influenciam o trabalho docente. Por meio de narrativas e utilizando o materialismo histórico-dialético, a análise identifica três categorias: (i) Querer ser professora/professor, (ii) Estar professora/professor, e (iii) O vir a ser professora/professor. Os resultados apontam para a necessidade contextualizar a formação de professores, considerando o nó dialético gênero, raça e classe. A pesquisa "Extensão Acadêmica e Práxis Educativa: Possibilidades para o Trabalho Docente" investiga a extensão como uma prática educativa que integra saberes acadêmicos e populares. Utilizando a técnica de grupo de discussão para promover o diálogo entre os participantes, a pesquisa se fundamenta nos teóricos Saviani, Antunes, Oliveira e Vázquez. Os dados revelam possibilidades para tomada de consciência sobre a extensão, alinhada à Pedagogia Histórico-Crítica. Cada estudo traz posicionamento crítico em defesa da formação de professores em uma perspectiva emancipadora." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1530_TB437_10102024002613.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO SANTOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "nandounb18@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }