PEREIRA, Milene Gonçalves et al.. . Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/116408>. Acesso em: 23/12/2024 02:32
O estudo aborda a temática da formação docente continuada e a alfabetização de adultos/as. O objetivo é desenvolver ações de formação continuada de professores/as, voltadas para a construção de reflexões e intervenções de alfabetização de adultos/as, na perspectiva freiriana de educação, em parceria com a Associação Comunitária Amigos de Dom Bosco (ACADB), no bairro Limoeiro, em Juazeiro do Norte-CE. O método da pesquisa é de base qualitativa e seguirá a metodologia da pesquisa-ação, que envolve a participação de todos na construção das ações extensivas. Utilizamos a concepção de educação de Paulo Freire como inspiração para a realização de encontros dialógicos, visando a educação libertadora e apresentando o diálogo como principal meio transformador. Os resultados são obtidos a partir de encontros intitulados de Círculos Dialógicos, que estão em andamento, para a formação de professores/as alfabetizadores/as, também será feito o mapeamento das pessoas não alfabetizadas da comunidade e levantamento das pessoas interessadas em participar da experiência alfabetizadora, além da seleção de textos que foi feita, tendo destaque o de Kaneoya (2008) mais relacionado ao tema. Constatamos a partir dos círculos dialógicos realizados, que o método pedagógico de Paulo Freire é de suma importância para a alfabetização de adultos/as. Entendemos que a leitura e a escrita, praticadas dessa forma crítica, é um passo fundamental para a aquisição de outros conhecimentos científicos, como os saberes matemáticos básicos. Essa atividade extensiva permite contribuir, de algum modo, com a transformação social através da partilha de conhecimentos e aprendizagens, trazendo também o protagonismo na construção de saberes.